Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2003 - 14h30

Bush se diz ansioso para trabalhar com Schwarzenegger

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tem "grande confiança" nos eleitores da Califórnia e está ansioso para trabalhar com o governador eleito, o ator republicano Arnold Schwarzenegger, disse hoje a Casa Branca.

"O presidente está ansioso para trabalhar com o governador eleito Schwarzenegger. Eu espero que o presidente ligue para ele ainda hoje para dar os parabéns", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

Schwarzenegger venceu com facilidade ontem a eleição que tirou do cargo o governador democrata Gray Davis.

A eleição injeta vida nova nas esperanças republicanas em um Estado predominantemente democrata, que tem o maior número de votos eleitorais que decidem a Presidência, antes da campanha para a reeleição de Bush, em 2004.

Bush deve visitar a Califórnia na próxima semana. McClellan se negou a dizer se Bush vai encontrar Schwarzenegger.

Ele também se negou a comentar eventuais áreas de divergências entre os dois líderes sobre temas como o apoio de Schwarzenegger ao aborto e ao consumo médico da maconha, que poderiam complicar os esforços de uma campanha de Bush com o governador eleito.

"Haverá tempo de sobre mais tarde para a campanha", afirmou McClellan.

Questionado sobre o raro processo de "recall" --Davis foi o segundo governador dos EUA a ser destituído dessa maneira--, McClellan disse que Bush respeitava as decisões dos eleitores.

"Ele [Bush] disse que era interessante observar de um ponto de vista política, apenas como um observador interessado", afirmou.

"A população da Califórnia se manifestou e ele [Bush] tem grande confiança no povo para tomar decisões e é isso que eles fizeram", declarou McClellan.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Schwarzenegger é eleito governador da Califórnia
  • Veja as frases de maior impacto de Schwarzenegger
  • Stallone diz que atores não sabem nada de política
  • Áustria comemora eleição de Schwarzenegger
  • Saiba mais sobre a Califórnia e o "recall"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página