Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2009 - 22h47

Contágios de gripe suína nos EUA chegam ao nível mais baixo em 2 meses

Publicidade

da Efe, em Washington

A propagação do vírus A H1N1 da gripe suína nos Estados Unidos caiu durante todo o mês de novembro e registra agora o nível mais baixo de contágios em dois meses, informou nesta terça-feira o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

O diretor do CDC, Thomas Frieden, demonstrou otimismo diante das evidências de que a pandemia já chegou a seu ponto máximo de propagação e começou a regredir em novembro, reduzindo o número de estados afetados a 32, o número mais baixo desde setembro.

Além disso, as visitas a médicos relacionadas com sintomas da gripe suína caíram durante quatro semanas consecutivas e as hospitalizações e mortes se encontram "nos níveis típicos do mês de fevereiro, quando a gripe comum chega a seu auge".

Segundo Frieden, essa queda nos contágios e as melhorias no processo de distribuição da vacina, com 69 milhões de doses entregues até agora, abriram uma "janela de oportunidades" para proteger a população americana da doença.

De acordo com o diretor do CDC, a menor atividade da pandemia permitirá vacinar a população com adiantamento suficiente para se antecipar a uma possível nova onda da gripe suína.

Diferentes especialistas, entre eles alguns membros do CDC, previram que haverá uma terceira onda de contágios no início de 2010, quando voltam as aulas após o recesso de final de ano.

O vírus da gripe A chegou aos EUA em abril e infectou 22 milhões de pessoas em todo o país nos últimos seis meses, causando 3.900 mortes.

Comentários dos leitores
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratorios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui voriferam os "benefícios" da vacina, estejam a vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão a procura de "voluntários". :0)
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigções mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Minsitério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apóio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página