Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2009 - 11h54

Quatro velejadores britânicos detidos no Irã voltam ao Reino Unido

Publicidade

da Folha Online

Quatro velejadores chegaram nesta sexta-feira ao Reino Unido depois de passarem uma semana presos por invadirem as águas territoriais do Irã. Uma porta-voz da equipe de regatas da qual eles fazem parte disse que Luke Porter, Oliver Smith, Sam Usher e Oliver Young chegaram por volta de 7h (5h no horário de Brasília) ao aeroporto de Heathrow, em Londres, procedentes de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O grupo foi libertado na quarta-feira passada (2), junto ao jornalista britânico David Bloomer, que vive no Bahrein e acompanhava os velejadores até a regata que disputariam em Dubai.

AP
Os velejadores Sam Usher (esq.), Oliver Smith, Luke Porter, e Oliver Young (dir.)
Os velejadores Sam Usher (esq.), Oliver Smith, Luke Porter, e Oliver Young (dir.)

Smith, comandante da embarcação, disse a jornalistas em Dubai que o grupo foi bem tratado durante a detenção.

"É difícil quando você é um marinheiro e não tem tudo marcado em uma carta de navegação saber se cometeu um erro", declarou Andrew Pindar, presidente da equipe Sail Bahrein, proprietária do veleiro apreendido, no aeroporto de Heathrow, onde recebeu os navegantes.

Pindar disse que as autoridades iranianas os trataram bem e que este incidente não vai tirar a vontade deles de voltar a navegar.

Os cidadãos britânicos navegavam rumo a Dubai, nos Emirados Árabes, para participar de uma regata até Mascate, capital de Omã. Eles entraram em águas iranianas, aparentemente após uma avaria no motor. O veleiro foi então retido por navios militares iranianos no dia (25).

Eles viajavam a bordo do veleiro Kingdom of Bahrein, pertencente à Sail Bahrein.

Segundo o governo iraniano, "foram recebidas as garantias suficientes, e após isso os cinco foram libertados. Foi concluído que entraram por erro em águas iranianas".

A libertação evitou mais um atrito diplomático entre Londres e Teerã, o que se somaria à disputa em torno do programa nuclear iraniano.

Esta foi a terceira vez que as forças militares do Irã detiveram britânicos em alto-mar. Em 2004 e 2007, dois grupos de militares do Reino Unido foram apanhados por supostas invasões às águas iranianas, mas posteriormente libertados.

Com Reuters e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página