Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2010 - 09h15

Explosão de bomba fere policial na Irlanda do Norte

Publicidade

da Efe, em Londres (Reino Unido)
da Folha Online

Um policial ficou gravemente ferido nesta sexta-feira na explosão de uma bomba colocada embaixo de seu carro no condado irlandês de Antrim, informou a imprensa.

O atentado foi atribuído a grupos dissidentes do Exército Republicano Irlandês (IRA), afirma a emissora britânica BBC.

O incidente, segundo o jornal "The Guardian", ocorreu pouco depois das 6h30 (4h30 no horário de Brasília). Uma porta-voz da polícia irlandesa afirmou que a condição da vítima é séria e que ele é um policial.

Em outubro passado, a namorada de um policial ficou levemente ferida em um ataque a bomba em Belfast. Ela dirigia o carro do namorado quando uma bomba colocada sob o veículo explodiu, informou a polícia.

A bomba explodiu enquanto a mulher dava marcha à ré no carro na área de Kingsdale Park, no leste da capital irlandesa, segundo a polícia.

Em março passado, dois soldados foram assassinados pelo grupo dissidente IRA Autêntico em uma base militar em Antrim, nos arredores de Belfast, e dois dias depois, outro grupo, o IRA de Continuidade, assassinou um policial no condado de Armagh, no sul da Província.

Em 1998, um acordo de paz encerrou décadas de combates que mataram 3.600 pessoas na Irlanda do Norte. Contudo, a violência esporádica continua ocorrendo.

Os grupos dissidentes do IRA querem desencorajar os católicos a entrar para a força de segurança da Irlanda do Norte, território de maioria protestante. Aumentar a participação católica na polícia é um dos principais objetivos do processo de paz na região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página