Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2010 - 11h02

Paquistão defende diálogo EUA-Taleban

Publicidade

da Folha Online

A subsecretária geral da Chancelaria paquistanesa para as Américas, embaixadora Attiya Mahmood, disse a Samy Adghirni, da Folha de S. Paulo, que o país quer mais ajuda, mais conversa e menos violência para derrotar o Taleban.

A íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL.

Em visita a São Paulo na semana passada, em um giro de conversas comerciais e diplomáticas que a levou também a Brasília e Ottawa (Canadá), Mahmood também cobrou mais ajuda americana ao Paquistão.

"Sempre dissemos aos americanos que o problema é o Afeganistão, não o Paquistão", disse Mahmood, questionada sobre o novo foco americano no Paquistão. "Eles têm que resolver o que acontece por lá e parar de empurrar o problema para o nosso lado e nos culpar. Às vezes eles parecem entender isso, e às vezes fazem declarações erradas".

A embaixadora reconheceu que a fronteira com o vizinho Afeganistão é conflituosa e disse que não há "soluções milagrosas".

"O fato é que o Paquistão sempre se ofereceu para treinar as forças armadas e a polícia afegã. Também podemos dar bolsas de estudo e ajudar o país a se desenvolver. Se o nosso vizinho não estiver em paz, nós também não estaremos. Cada vez mais americanos defendem a ideia de conversas com o Taleban".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página