Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2010 - 12h49

Após tremor, Piñera fará cerimônia de posse "simples e austera"

Publicidade

da France Presse, em Santiago (Chile)
da Folha Online

A presidente chilena, Michelle Bachelet, anunciou nesta sexta-feira que a cerimônia de passagem do poder, no próximo dia 11 de março, ao empresário Sebastián Piñera, será austera e simples, diante da tragédia causada pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o país no último sábado (27), matando ao menos 802 pessoas.

Depois de uma reunião de coordenação no palácio presidencial com seu sucessor, Bachelet afirmou que "ambos acordamos que a transferência de poder deve ser muito austera e muito simples porque as condições do país assim exigem".

"Temos a determinação de realizar uma cerimônia mais singela e garantir a manutenção das condições de distribuição da ajuda humanitária em várias zonas do país", disse Bachelet.

Piñera assumirá na próxima semana com a difícil tarefa de coordenar a reconstrução das regiões atingidas pelo terremoto, em um processo que, segundo a atual presidente, deve durar de três a quatro anos.

Bachelet afirmou ainda nesta quinta-feira que o Chile vai provavelmente precisar de crédito internacional para se recuperar dos danos e prejuízos causados pelo terremoto e compensar os altos gastos de reconstrução.

O futuro ministro da Fazenda chileno, Felipe Larraín, que assume junto ao novo gabinete em 11 de março, disse nesta quarta-feira que estava estudando diferentes opções para levantar fundos para reconstruir a infraestrutura do maior produtor mundial de cobre.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página