Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2010 - 09h55

Às vésperas da Páscoa, papa diz que padres devem ser mensageiros da paz

Publicidade

da Ansa, na Cidade do Vaticano

O papa Bento 16 voltou a exortar os sacerdotes a "deixar-se conquistar por Cristo" e a se tornar "mensageiros de paz, esperança e reconciliação" durante a audiência geral desta quarta-feira, ás vésperas da celebração da Páscoa.

Cerca de 11 mil fieis estiveram na manhã desta quarta-feira na Praça de São Pedro. O pontífice falou aos presentes sobre os eventos que envolvem a celebração da Páscoa, que será iniciada com a Santa Missa Crismal de amanhã, a partir das 9h30 (4h30 no horário de Brasília).

Pier Paolo Cito/AP
No papamóvel, Bento 16 passa por fiéis na Praça São Pedro para audiência semanal
No papamóvel, Bento 16 passa por fiéis na Praça São Pedro para audiência semanal

"Viver intensamente estes dias, para que orientem decisivamente a vida de qualquer um à adesão generosa e convicta a Cristo, morto e ressuscitado por nós", convidou o Papa durante a audiência.

Além da missa da Quinta-feira Santa, na qual serão consagrados os óleos usados nos ritos católicos --entre os quais o do sacramento sacerdotal--, o chefe máximo da Igreja Católica presidirá uma celebração na Basílica de São João de Latrão.

Nesta solenidade, marcada para as 17h30 (12h30 no horário de Brasília), o pontífice lavará os pés de 12 sacerdotes, em alusão ao que fez Jesus Cristo com seus apóstolos. A solenidade estará incluída na Santa Missa da Ceia do Senhor.

Durante o ato, os presentes serão convidados a contribuir para a reconstrução do seminário de Porto Príncipe, destruído pelo terremoto que atingiu fortemente a capital do Haiti em janeiro, matando mais de 220 mil pessoas. A soma recolhida será confiada a Bento 16 durante a oferenda.

Já na Sexta-feira Santa, o papa tomará parte da Celebração da Paixão do Senhor, que será iniciada às 17h (12h no horário de Brasília). Ele não se pronunciará neste evento, deixando a palavra para o Pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa. Às 21h15 (16h15 em Brasília) ocorrerá a tradicional Via-Sacra no Coliseu, um dos mais famosos cartões postais de Roma.

No Sábado Santo, começa às 21h (16h em Brasília) a Vigília Pascal na Noite Santa, com a bênção do fogo, símbolo da ressurreição. Bento 16 presidirá a missa e batizará seis pessoas provenientes de diferentes países do mundo.

No dia seguinte, o Domingo de Páscoa, o Pontífice abrirá a solenidade às 10h15 (5h15 no horário de Brasília), executando a bênção Urbi et Orbi a partir da sacada central da Basílica Vaticana.

Após as celebrações, já à noite, o chefe máximo da Igreja Católica viajará para a residência papal de Castel Gandolfo, na região italiana do Lazio, onde repousará por alguns dias. De lá, ele recitará o Angelus de segunda-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página