Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2010 - 00h28

Irã reúne-se com membros do Conselho de Segurança da ONU

Publicidade

da Efe

O ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, se reuniu nesta quinta-feira (6) com representantes dos países-membros do Conselho de Segurança da ONU, que desde o mês passado estudam a possibilidade de impor uma quarta rodada de sanções a Teerã por causa do polêmico programa nuclear iraniano.

Segundo disseram fontes diplomáticas, o encontro ocorreu na sede da missão do Irã nas Nações Unidas e15 membros do órgão foram convidados, inclusive os Estados Unidos.

Teerã e Washington não possuem relações diplomáticas desde a Revolução Iraniana de 1979, motivo pelo qual são raros os encontros entre representantes dos dois países.

Embora os iranianos não tenham divulgado o tema da reunião, é "óbvio" que foi sobre a disputa gerada pelo programa nuclear iraniano e a possibilidade de sanções contra a República Islâmica pela quarta vez desde 2003, disse um diplomata do Conselho de Segurança.

Segundo ele, "parece que poderia haver uma proposta, mas não está claro".

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança - EUA, China, França, Reino Unido e Rússia - mais a Alemanha negociam desde abril um projeto de resolução que aumente as sanções contra o Irã.

Essas seis potências consideram que o regime iraniano se nega a aceitar as diferentes propostas a ele apresentadas para dissipar as dúvidas sobre seu programa nuclear, suspeito de esconder ambições militares.

Ao mesmo tempo, Brasil e Turquia, que são membros rotativos do Conselho, redobraram nos últimos dias seus esforços para evitar as sanções e encontrar uma saída negociada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem viagem marcada a Teerã para os dias 15 e 16 de maio para conversar com seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, sobre possíveis maneiras de resolver o conflito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página