Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2010 - 08h03

Tropas internacionais matam ao menos 18 militantes no sul do Afeganistão

Publicidade

da Reportagem Local

Ao menos 18 supostos militantes morreram e outros seis foram detidos em uma operação das tropas afegãs e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Helmand, no sul do Afeganistão, informou nesta terça-feira o Ministério de Interior.

A ofensiva aconteceu nesta segunda-feira no distrito de Sangin, segundo informou o ministério, que não deu mais detalhes.

Helmand é uma das Províncias afegãs mais conflituosas e foi palco meses atrás de uma intensa ofensiva das tropas internacionais contra os insurgentes do grupo islâmico radical Taleban.

O confronto em Helmand foi parte de uma série de operações nesta segunda-feira, que deixaram ao menos 30 insurgentes mortos.

No distrito de Shah Wali Kot, na Província de Kandahar, um afegão foi morto e uma mulher ferida depois que insurgentes atacaram uma casa na noite desta segunda-feira, informou o vice chefe de polícia da Província, Fazel Ahmad Sherzad.

Sherzad disse que o homem foi alvo de ação dos insurgentes por causa de acordos com o governo afegão. A polícia abriu fogo contra os insurgentes e matou ao menos três.

Milhares de tropas dos Estados Unidos e outros aliados da Otan estão ampliando as ações em Kandahar, local de nascimento do antigo regime taleban, cujos insurgentes estão tentando desestabilizar o governo do presidente Hamid Karzai.

Também nesta segunda-feira, no distrito de Yayakhil, na Província de Paktika, as forças aliadas mataram ao menos três militantes, disse o ministério.

Mohklis Afghan, porta-voz do governo de Paktika, disse que seis militantes talebans foram mortos e outros três, presos, no distrito de Yusuf Khil.

Já no distrito de Qarabagh, na Província de Ghazni, as forças afegãs e da Otan mataram três militantes talebans e detiveram outros quatro, disse o vice chefe de polícia provincial Abdul Ghani.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página