Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2004 - 12h16

Especialista prevê "problemas graves" com os menores reféns

Publicidade

da France Presse, em Paris

Os menores que foram reféns em uma escola de Beslan, na Ossétia do Norte, correm o risco de sofrer "graves problemas psicológicos", segundo Gilbert Vila, pediatra especializado em psicotraumatologia infantil do hospital Necker, em Paris.

Repr.TV/AP
Menino ferido é levado a hospital depois da invasão


O médico, que é autor de vários estudos realizados após seqüestros de menores na França, citou várias seqüelas previsíveis nas crianças mantidas como reféns na escola de Beslan: "ansiedade, distúrbios depressivos, dificuldades escolares, problemas familiares na vida cotidiana durante algum tempo antes da volta à vida normal".

"Temos de dizer que este é um acontecimento de uma gravidade de primeira ordem, implicando diretamente pais e filhos", destacou.

"Segundo estudos científicos disponíveis, podemos considerar que 90%, ou seja, praticamente a totalidade de menores submetidos a um acontecimento traumático dessa índole, terão problemas durante semanas; 50% distúrbios agudos durante seis meses e 15% os sofrerão durante vários anos, inclusive até a idade adulta", acrescentou Vila.

"É o que temos observado nos menores que sobreviveram a tremores de terra na Armênia, por exemplo", afirma, ou com pequenos refugiados cambojanos vítimas de cobranças durante o regime de Pol Pot. "Algumas crianças que tinham entre 8 e 12 anos na época ainda têm distúrbios aos 30 anos, e se pode dizer que para mais da metade deles estes distúrbios têm uma repercussão na vida de todos os dias".

"Em relação aos bebês, estamos mal documentados", explica o especialista. "Carecemos da perspectiva para saber no que se pode tornar um bebê submetido a um grave traumatismo", concluiu.

Especial
  • Entenda o conflito na Tchetchênia
  • Leia o que já foi publicado sobre reféns na Rússia
  • Leia o que já foi publicado sobre a Ossétia do Norte
  • Veja cronologia das principais capturas de reféns na Rússia
  • Veja fotos de escola invadida por terroristas na Ossétia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página