Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2004 - 10h18

Exército americano diz controlar grande parte de Fallujah

Publicidade

da France Presse, em Fallujah

O Exército americano controlava nesta terça-feira grande parte do norte do reduto sunita rebelde de Fallujah [50 km a oeste da capital Bagdá], menos de 24 horas depois do lançamento de um amplo ataque contra a cidade.

Nesta manhã, as tropas americanas estavam a menos de um quilômetro do centro de Fallujah, segundo fonte do Exército americano.

"A ofensiva se dá de norte a sul da cidade de Fallujah. Ao início, as tropas americanas enfrentaram uma resistência, mas agora quase não existe mais", afirmou.

"As tropas estão a menos de um quilômetro do centro", acrescentou. A cidade vem sendo intensamente bombardeada deste a noite de ontem.

Colunas de fumaça

Apoiadas por forças iraquianas, as tropas americanas penetraram no setor norte da cidade, onde foram vistas espessas colunas de fumaça.

Um correspondente da agência de notícias France Presse que está no centro da cidade informou que as forças americanas entraram nos bairros norte-ocidentais de Jolan e Moalamin.

Segundo os moradores, houve uma importante resistência e testemunhas destacaram que pelo menos uma dezena de veículos militares Humvee estavam em chamas e um helicóptero foi derrubado.

Não foi possível obter qualquer informação a respeito do lado americano.

Obuses começaram a fazer tremer o centro de Fallujah, enquanto violentos combates se desenvolviam no bairro norte-ocidental de Jolan, onde os rebeldes estavam entrincheirados.

Jolan

Centenas de soldados da Marinha avançaram por Jolan, onde encontram pouca resistência. Em seguida, os EUA devem atravessar uma estrada que passa por Fallujah no sentido leste-oeste.

Segundo um oficial dos marines [fuzileiros navais], quase todo o bairro de Jolan estava nas mãos dos americanos, entre os quais não houve baixas.

Para evitar artefatos explosivos instalados nas margens das estradas, as tropas americanas passaram por uma via férrea, fazendo uma varredura da via para chegar ao bairro de Jolan.

Forças iraquianas especialmente treinadas para o combate em localidades acompanham os soldados da Marinha, enquanto outras unidades iraquianas estavam concentradas na periferia da cidade, prontas para entrar em ação.

Nesta segunda-feira, mais de 20 ataques aéreos foram lançados contra o bairro de Jolan e helicópteros de combate lançaram foguetes contra os prédios de onde vinham disparos.

Quatro batalhões americanos entraram em Fallujah na noite desta segunda-feira, precedidos por veículos blindados.

Ameaça

Num comunicado divulgado nesta terça-feira na Internet, o "Exército Islâmico no Iraque convocou seus combatentes a atacar 20 alvos no país em resposta à ofensiva americana em Fallujah".

O texto, qualificado de "urgente e importante", convoca todos seus combatentes à "mobilização geral" e ao ataque, como estava previsto, de alvos, incluindo o novo edifício do ministério do Interior' e o do ministério do Petróleo.

Já o Partido Islâmico [sunita] ameaça deixar o governo do Iraque caso prossiga a ofensiva militar contra a cidade rebelde sunita de Fallujah, informou o porta-voz do grupo, Ayad Samarrai.

"Pedimos ao governo que suspenda a ofensiva contra Fallujah, volte à mesa de negociações e adote a opção pacífica nesta crise, ao invés da opção militar", declarou o porta-voz.

"Solicitamos um encontro nesta terça-feira com o primeiro-ministro Ayad Allawi para comunicar nossa posição. Dependendo do resultado da reunião, decidiremos se continuamos no governo ou se nos retiramos", disse Samarrai.

Leia mais
  • Ofensiva americana e iraquiana se aproxima do centro de Fallujah
  • EUA cruzam Fallujah e dizem controlar grande parte da cidade

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fallujah
  • Leia mais notícias no especial Iraque sob Tutela

    Sites relacionados
  • Confira análise de Rogério Simões, da BBC Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página