Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2004 - 10h25

Estado de Arafat piora; cúpula palestina chega a hospital

Publicidade

da Folha Online

O hospital militar Percy, em Clamart [sudoeste de Paris], divulgou nesta terça-feira um boletim médico em que declara ter havido piora no estado de coma do presidente da Autoridade Nacional Palesina (ANP), Iasser arafat, internado na França desde o úlltimo dia 29. A declaração coincide com a chegada ao hospital de uma cúpula política palestina.

"O estado de saúde do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, agravou-se durante esta madrugada e seu coma agora é mais profundo", disse o porta-voz do hospital, o general Christian Estripeau.

Arafat foi levado para a França depois de passar mal e desmaiar. Até agora, nenhum boletim médico divulgado mencionou o diagnóstico da doença de Arafat.

"O estado de coma que motivou sua internação no serviço de reanimação está, nesta manhã, mais profundo", disse Estripeau. "Este é um estágio significativo para uma evolução cujo prognóstico é reservado", acrescentou.

Quatro líderes palestinos --o secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmoud Abbas [mais conhecido por Abu Mazen], o primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, o ministro das Relações Exteriores Nabil Shaath e o presidente do Conselho Legislativo Palestino (Parlamento), Rauhi Fatuh-- já estão no hospital Percy para visitar Arafat, segundo informações da agência France Presse.

De acordo com a agência, nenhum dos quatro membros do governo palestino fez declarações. Antes de irem para o hospital, eles se reuniram durante cerca de uma hora com o chanceler francês, Michel Barnier.

Situação desagradável

A visita da cúpula palestina acontece depois de uma situação desagradável entre membros do governo palestino e a mulher de Arafat, Suha.

Ontem pela manhã, Mazen, Korei e Shaath chegaram a anunciar o cancelamento de sua ida à França em resposta a declarações de Suha, que os acusou de conspiração e de quererem "enterrar" Arafat para assumir de vez o controle da ANP. Ela também disse que não permitiria que eles visitassem o presidente da ANP.

Daí em diante, desencadeou-se uma situação de mal-estar que acabou horas mais tarde, com a viagem da cúpula palestina à França.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os problemas de saúde de Arafat
  • Saiba mais sobre o líder palestino Iasser Arafat

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Iasser Arafat
  • Veja imagens de Iasser Arafat

    Sites relacionados
  • Confira a entrevista de Lillian Witte Fibe com Igor Gielow, enviado especial da Folha a Jerusalém
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página