Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2004 - 14h57

Arafat será enterrado em seu QG, diz governo palestino

Publicidade

da Folha Online

Pondo fim a uma polêmica que envolve os governos palestino e israelense, e que despertou a curiosidade da comunidade internacional, Tayeb Abdelrahim, secretário da presidência da Autoridade Nacional Palestina (ANP), disse nesta terça-feira que Iasser Arafat, 75, será enterrado em seu quartel-general [a Mukata], em Ramallah, na Cisjordânia.

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, disse, após a internação de Arafat na França, que enquanto ele estivesse no poder de Israel, o líder palestino não seria enterrado em Jerusalém --como deseja Arafat.

Arafat ficou confinado por quase três anos na Mukata, sem poder sair do local inclusive durante comemorações religiosas. O prédio, vigiado por soldados israelenses 24 horas, está bastante danificado, em grande parte por bombardeios de Israel.

No último dia 29, Arafat foi retirado da Mukata por helicópteros e levado à Jordânia, de onde embarcou a Paris em um avião da Força Aérea da França. Desde então, o líder palestino encontra-se internado em um hospital militar, o Percy, em Clamart [a sudoeste da capital francesa].

Nesta terça-feira, boletins médicos e autoridades palestinas que visitaram Arafat disseram que seu estado de saúde é muito grave. Arafat mantém-se vivo com ajuda de aparelhos.

O ministro das Relações Exteriores palestino, Nabil Shaath, disse que "só Deus sabe até quando Arafat vai sobreviver".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os problemas de saúde de Arafat
  • Saiba mais sobre o líder palestino Iasser Arafat

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Iasser Arafat
  • Veja imagens de Iasser Arafat

    Sites relacionados
  • Confira a entrevista de Lillian Witte Fibe com Igor Gielow, enviado especial da Folha a Jerusalém
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página