Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 06h19

Ex-premiê palestino substituirá Arafat na OLP

Publicidade

da Reuters

O ex-primeiro-ministro palestino Mahmoud Abbas [conhecido como Abu Mazen], 69, foi escolhido hoje para substituir Iasser Arafat como presidente da OLP (Organização para Libertação da Palestina), organização fundada em 1964 para liderar a luta dos palestinos para construir um Estado no Oriente Médio.

Considerado o nº 2 entre os palestinos, Mazen foi um dos homens que ajudou na organização do tratado de paz interino efetuado em Oslo, há mais de uma década, ao lado de Ahmed Korei [atual premiê palestino].

Ele atuou como primeiro-ministro durante quatro meses em 2003, mas demitiu-se depois de uma luta por conquista de poder com Arafat. Mazen tem evitado despertar a atenção pública, tanto quanto o líder palestino procura ficar em evidência na mídia e na opinião pública.

Abbas criticou duramente o uso da violência durante a Segunda Intifada [revolta palestina contra a ocupação israelense, iniciada em setembro de 2000] e tentou dialogar com militantes islâmicos, para o fim dos ataques contra Israel. Como Korei, MAzen também não é muito popular entre os palestinos.

Leia mais
  • Palestinos terão 40 dias de luto por Arafat
  • Arafat deve ser enterrado no sábado na Cisjordânia
  • Líderes mundiais repercutem morte de Arafat

    Especial
  • Saiba mais sobre o líder palestino, na especial sobre Iasser Arafat
  • Veja galeria de fotos de Iasser Arafat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página