Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2004 - 16h36

Número de mortos é mais de 114 mil; 80 mil morreram na Indonésia

Publicidade

da Folha Online

O Ministério da Saúde e a Agência de Assistência à Saúde da Indonésia confirmaram, nesta quinta-feira, que ao menos 79.940 pessoas morreram na Indonésia devido ao maremoto que atingiu a costa do país no domingo (26). Ao menos 114 mil pessoas morreram em oito países asiáticos e três africanos.

O balanço do número de mortes ainda é precário. A agência de notícias France Presse chega a citar 120 mil mortos, e a agência Reuters fala em 125 mil vítimas.

A Índia, a Indonésia e o Sri Lanka também foram bastante afetados pelo maremoto, causado por um terremoto que atingiu os 9 graus na escala Richter. Bangladesh, Malásia, Maldivas, Mianmar e Tailândia, na Ásia, também foram afetados, além do Quênia, Somália e Tanzânia, na África.

As mortes foram causadas pelo terremoto e pelos tsunamis [tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira].

Ajuda

O Banco Mundial vai liberar US$ 250 milhões para os esforços de assistência aos países afetados pelo maremoto, anunciou a ONU (Organização das Nações Unidas) nesta quinta-feira.

De acordo com um porta-voz da ONU, o presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, fez o anúncio numa conversa com o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

Segundo o porta-voz, Annan também conversou nesta quinta-feira com o secretário de Estado americano, Colin Powell, e com representantes da Austrália, da Índia e do Japão - o grupo de países que promove uma resposta coordenada às necessidades provocadas pela tragédia.

Annan reuniu-se também com os embaixadores de Bangladesh, Índia, Indonésia, Tailândia, Maldivas, Birmânia, Sri Lanka e Somália.

Réplicas

Um terremoto de 5,7 graus na escala Richter foi registrado na ilha de Sumatra, Indonésia, pelo Observatório de Hong Kong nesta quinta-feira. As ilhas de Andaman e Nicobar, na Índia, também foram abaladas por réplicas.

Os Ministérios da Defesa e do Interior indianos pediram à população costeira dos Estados do sul, principalmente de Kerala e Tamil Nadu, que se retirassem para o interior, temendo as conseqüências das novas réplicas.

Segundo o geologista Jason Ali, da Universidade de Hong Kong, um terremoto de 5,7 graus pode ser mil vezes mais fraco que o que ocorreu no domingo e chegou a 9 graus na escala Richter.

O governo dos Estados Unidos, Índia, Austrália e Japão criaram uma coalizão internacional para coordenar o regaste dos sobreviventes em todos os países afetados e a reconstrução das regiões atingidas.

Mortes

No Sri Lanka, 24.743 pessoas morreram no desastre, segundo o Exército. Na Índia, o número oficial de mortos é de 7.330, mas pode chegar a mais de 13 mil, segundo a Reuters.

Na Tailândia, o número de mortos chega a 2.394 e, segundo a Reuters, pode ultrapassar os 4.500. Ao menos 90 pessoas morreram em Mianmar. Nas ilhas Maldivas, 67 mortes foram confirmadas, e 68 pessoas são consideradas desaparecidas.

Na Malásia, 65 pessoas morreram, incluindo crianças e idosos.

Os países atingidos na costa leste da África, Quênia, Somália e Tanzânia, tiveram 136 mortos.

Força

Segundo o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, o terremoto foi o quinto maior já registrado desde 1900 e o maior desde o tremor de 9,2 graus na escala Richter que atingiu o Estado do Alasca em 1964. O foco do tremor foi localizado na costa oeste da ilha de Sumatra, a 1.620 km da capital da Indonésia, Jacarta.

As ondas causadas pelo terremoto se propagaram pelo oceano Índico e pelo mar de Andaman [entre Índia e Tailândia] e chegaram a dez metros de altura. Milhares de pessoas arrastadas pelas águas ou que estavam no mar são consideradas desaparecidas.

Vilarejos de pescadores, hotéis, casas e carros foram varridos pelas ondas, causadas pelo forte terremoto, segundo fontes oficiais ouvidas pela agência de notícias Associated Press.

Com agências internacionais

Leia mais
  • '80% dos desaparecidos devem estar mortos', diz premiê da Tailândia
  • Alerta de novo maremoto causa pânico no sul da Índia
  • Governo australiano resgata vítimas da Indonésia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página