Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2004 - 21h57

CICV anuncia esforço concentrado no Sri Lanka e na Indonésia

Publicidade

Folha Online

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse nesta quinta-feira que está concentrando suas atenções nas regiões norte e leste do Sri Lanka e na Província de Aceh, na Indonésia, ambas áreas muito castigadas pelo maremoto de domingo (26).

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho concentrará seus esforços em coordenar e mobilizar o trabalho no sul e no sudoeste da costa do Sri Lanka. O CICV coordenará e mobilizará a ação humanitária nas regiões afetadas do norte e no leste do Sri Lanka, onde a organização já desenvolve atividades e mantém uma forte presença.

Segundo informações de oficiais de campo do CICV em Jaffna, Vanni, Trincomalee e Batticaloa, o CICV, juntamente com a Sociedade da Cruz Vermelha do Sri Lanka e autoridades locais, está entregando itens domésticos básicos para aproximadamente 30 mil famílias, além de ajuda médica.

Abastecimento

O CICV também distribuiu uma quantidade limitada de itens médicos para dois hospitais do norte do Sri Lanka e enviou diversos tanques de água com capacidade de armazenagem para 15 mil litros às áreas afetadas.

No dia 29 de dezembro, um primeiro vôo com ajuda humanitária levando mais de cem toneladas em lonas impermeáveis, cobertores, recipientes para armazenagem de água limpa entre outros materiais chegou a Colombo (capital), partindo da base logística do CICV em Nairóbi, no Quênia.

Ainda hoje, um vôo do CICV carregando dez toneladas de material médico também partiu de Genebra para Colombo.

A partir da abertura do website de buscas do CICV, equipes do CICV da Sociedade da Cruz Vermelha do Sri Lanka, nas regiões nordeste e sul do país, começaram a ajudar as famílias no restabelecimento de contato, através de telefones via satélite.

Indonésia

A maior preocupação do CICV na Indonésia são as atividades na Província de Nanggroe Aceh Darussalem, a mais atingida pelo tremor e os tsunamis. Equipes do CICV baseadas na maior cidade, Banda Aceh, descrevem a devastação e a perda de vidas humanas como dramática.

O CICV disse que está trabalhando com apoio da Sociedade da Cruz Vermelha da Cingapura na abertura de bases logísticas para as operações em Aceh e Cingapura. A organização disse que enviará outros 42 funcionários internacionais para a Indonésia.

Leia mais
  • '80% dos desaparecidos devem estar mortos', diz premiê da Tailândia
  • Alerta de novo maremoto causa pânico no sul da Índia
  • Governo australiano resgata vítimas da Indonésia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página