Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2005 - 14h28

Bush nomeia Clinton e Bush pai para chefiarem ajuda dos EUA à Ásia

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, nomeou hoje seus dois antecessores --o democrata Bill Clinton (1993-2001) e seu pai, o republicano George Bush (1989-1993)-- para a chefia dos esforços do país para levantar fundos e ajudar as vítimas do maremoto na Ásia.

Em cerimônia na Casa Branca, ao lado dos ex-presidentes, Bush afirmou que a iniciativa tem como objetivo "pedir a nossos cidadãos que juntem-se ao esforço humano de amparo às vítimas".

Até o momento, o maremoto já causou a morte de ao menos 144 mil pessoas. No entanto, corpos de vítimas ainda estão sendo procurados nos escombros e no mar. Além disso, existe o risco que novas vítimas fatais sejam registradas devido às epidemias que se alastram na região após a tragédia.

O Japão prometeu a maior ajuda individual aos países afetados, de US$ 500 milhões. Os EUA prometeram US$ 350 milhões. Outros 42 países já ofereceram ajuda.

Bush pediu que as doações, de preferência em dinheiro, sejam encaminhadas a entidades de caridade reconhecidas. Ele deverá visitar ainda hoje as embaixadas locais da Índia, Sri Lanka, Tailândia e Indonésia para prestar solidariedade.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Brasileiros fazem campanha de ajuda na Indonésia
  • Número de mortos na Indonésia passa os 94 mil
  • Tsunami poderá ocorrer no Atlântico nos próximos 10 mil anos

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página