Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2005 - 16h13

Unicef recebe doações brasileiras para vítimas de tsunami

Publicidade

da Folha Online

O escritório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil está recebendo doações para ajudar as crianças dos países afetados pelo terremoto e pelos tsunamis na Ásia e na África.

Desde 30 de dezembro e até 28 de fevereiro, os brasileiros podem fazer doações, em reais, por meio de depósitos no Banco do Brasil, agência 3382-0 e conta corrente 404700-1, em nome do Unicef (CNPJ: 03744126/0001-69)

O Unicef estima que crianças e adolescentes representem mais de um terço das vítimas do desastre nos 12 países atingidos. Até o momento, o balanço oficial é de que ao menos 144 mil pessoas tenham morrido e outras 5 milhões tenham ficado desamparadas após as ondas gigantes terem atingido a região.

Os recursos arrecadados serão encaminhados às ações de emergência para garantir acesso à água potável para as crianças e as famílias atingidas, a distribuição de sais de reidratação oral para tratamento de diarréias agudas provocadas pela água contaminada, além de equipamento médico de emergência para atender 150 mil famílias nos próximos três meses.

Na última quinta-feira, chegou à região afetada pelo desastre o primeiro avião do Unicef com 45 toneladas de medicamentos e equipamentos. No carregamento, há também kits de material escolar e brinquedos.

A partir de hoje, brasileiros usuários de cartões de crédito American Express também poderão fazer doações no Brasil para ajudar os sobreviventes do terremoto e das inundações. As doações, que serão operacionalizadas pelo Unicef, poderão ser feitas pela internet ou pelo call center da American Express.

Essa é uma ação extraordinária do Unicef no Brasil motivada pelas dimensões do desastre na Ásia e África e pela grande disposição em ajudar manifestada por pessoas de diversos lugares do país nos últimos dias. Normalmente, as doações feitas ao Unicef no Brasil são aplicadas somente em projetos de defesa dos direitos de meninas e meninos brasileiros.

O Unicef informa que não tem condições de receber doações de água, roupas, cobertores e outros materiais, mas somente em dinheiro, por não ter condições de custear os custos com transporte das mercadorias.

Neste momento, a falta de água potável nas localidades destruídas é a principal preocupação do Unicef. As inundações contaminaram os sistemas hídricos e de distribuição de água e as crianças são as mais vulneráveis às doenças provocadas pelo consumo de água não tratada.

Outras informações podem ser obtidas pelo sistema de atendimento gratuito do Unicef no Brasil, pelo telefone 0800-6018407. As ligações devem ser feitas em horário comercial.

Leia mais
  • Brasileiros fazem campanha de ajuda na Indonésia
  • Número de mortos na Indonésia passa os 94 mil
  • Tsunami poderá ocorrer no Atlântico nos próximos 10 mil anos

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página