Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2005 - 12h48

Pela 1ª vez na história, avião israelense aterrissa na Indonésia

Publicidade

BIANCA KESTENBAUM BANAI
especial para a Folha Online, em Tel Aviv

Pela primeira vez na história, um avião israelense aterrissou na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, com o qual o Israel não mantém relações diplomáticas.

O avião da empresa israelense El AL fez o primeiro pouso na noite de ontem em Colombo, capital da Sri Lanka, para descarregar cerca de dez toneladas de carga de ajuda [alimentos, roupas e remédios] para ajudar as vítimas do maremoto que arrasou o sudeste asiático no dia 26 de dezembro, matando cerca de 160 mil.

Do Sri Lanka, o avião israelense viajou para Jacarta, na Indonésia, para doar quase cem toneladas de alimentos, roupas, água mineral, remédios e comida especial para bebes.

A carga foi conseguida por meio de uma grande campanha de ajuda humanitária promovida pelo jornal "Yediot Aharonot", o de maior circulação nacional, e a entidade Força para Doar .

Uma equipe de 15 voluntários, sendo oito do Maguen David Adom --similar à Cruz Vermelha--, viajou para acompanhar e ajudar na distribuição da carga.

Fontes diplomáticas israelenses que negociaram de forma secreta a entrega da carga na Indonésia avaliam que esta operação poderá incrementar as relações entre os dois países.

Segundo as agências internacionais, a Indonésia concentra o maior número de mortos, com 104.055 vítimas e mais de 100 mil feridos. O Sri Lanka registra 30.718 pessoas vitimadas pela tragédia além de 16.760 feridos, enquanto o número de mortos atingiu 15.636 na Índia [esta cifra inclui desaparecidos e mortos presumidos].

Na Tailândia, foram contabilizados 5.305 mortes, com 8.457 feridos. Malásia e Mianmar tiveram 74 casos confirmados cada enquanto em Bangladesh foram registradas 2.000 mortes.

A tragédia também se estendeu à costa leste do continente africano. Até o momento, números indicam 137 mortes no Quênia, Ilhas Seychelles, Somália, Tanzânia e Madagáscar.

Leia mais
  • Sharon telefona para Abbas e o parabeniza por eleição
  • Nova barreira de Israel pode destruir 3.000 casas palestinas
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página