Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2005 - 07h06

Indonésia desiste de contar vítimas do maremoto

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, ordenou o fim da contagem de mortos no norte da ilha de Sumatra, devastada pelo maremoto do dia 26 de dezembro. Até o momento, mais de 115 mil pessoas já morreram na Indonésia devido à tragédia que devastou vários países no sul da Ásia e no leste da África.

O presidente pediu que a partir de agora os esforços se concentrem na busca de desaparecidos e na ajuda aos que permanecem hospitalizados, segundo fonte do governo.

Mais de 170 mil pessoas morreram por causa das tsunamis [ondas gigantes] que invadiram cidades depois de um terremoto de 9 graus na escala Richter.

A Indonésia também criará uma equipe especial para fiscalizar a reconstrução da cidade de Aceh --a mais atingida pela catástrofe no país, segundo Yudhoyono.

"Nós criaremos uma equipe especial de fiscalização, que será responsável pelo desenvolvimento de um projeto de reconstrução, que será analisado posteriormente", disse o presidente.

Sri Lanka

Ontem autoridades do Sri Lanka anunciaram que o total de mortos no país pode chegar a 40 mil. O Ministério Público atualizou o número de vítimas, elevando os mortos de 30.920 para 38.195.

O país tem ainda 6.020 pessoas desaparecidas. O comunicado do governo não deixou claro se entre os 7.275 mortos a mais divulgados hoje estão sendo consideradas as 6.020 pessoas que ainda não foram encontradas.

Leia mais
  • Britânico que escapou de maremoto morre durante escalada
  • ONU inicia conferência sobre prevenção de catástrofes
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página