Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2005 - 10h04

Comerciantes vendem fotos de vítimas do maremoto na Tailândia

Publicidade

da France Presse, em Phuket

Um macabro comércio de recordações do maremoto de 26 dezembro surgiu na ilha tailandesa de Phuket, onde é possível comprar camisetas e fotos de cadáveres inchados boiando no mar.

A indústria do turismo foi muito afetada pela catástrofe, que deixou mais de 5.300 mortos, a metade de turistas, mas as lojas de recordações, de fotos e livrarias estão faturando alto.

A maior loja de fotografias da cidade de Phuket vende cópias de pelo menos 30 cenas de destruição nas províncias costeiras do sul, varridas por ondas gigantescas no dia 26 de dezembro.

Um funcionário de uma loja que comercializa as fotos, e preferiu não ser identificado, afirmou que a imagem mais vendida é a que retrata dezenas de corpos presos entre os escombros de um edifício de Khao Lak, uma das localidades da Província de Phang Nga mais devastadas.

Tanto os estrangeiros como os habitantes de Phuket compram as fotos, que incluem imagens das equipes de resgate em ação e custam apenas 20 bahts (US$ 0,50) a unidade.

Também há vídeos e pôsteres à venda nas lojas e livrarias de Phuket.

Uma empregada da livraria Seng Ho, a maior do local, explicou que todo o estoque já foi vendido, principalmente para tailandeses.

O vídeo mais comercializado, produzido por um fotógrafo tailandês, é uma compilação de uma hora de cenas exibidas pela televisão da destruição e de entrevistas comoventes dos sobreviventes que perderam seus lares.

A associação de surfistas Phuket Board Riders Club confeccionou dezenas de camisas "tsunami" e as distribuiu entre os voluntários que trabalham no templo de Yanyao, em Takua Pua, onde estão amontoados os corpos não-identificados.

Leia mais
  • Britânico que escapou de maremoto morre durante escalada
  • ONU inicia conferência sobre prevenção de catástrofes
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página