Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2005 - 13h04

Brasileiro trabalhava em reforma de termelétrica no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Em 2004, a Odebrecht obteve, em parceria com a empresa norte-americana Austin, dois contratos no pacote de empresas internacionais que atuam na reconstrução do Iraque.

Um era para a reforma da usina termelétrica em que trabalhava o engenheiro brasileiro João José de Vasconcellos Júnior, 49, seqüestrado em Beiji, ao norte do Iraque, na última quarta-feira (19). O outro, para a reconstrução de linhas de transmissão de energia elétrica.

A empresa enviou ao Iraque funcionários do escritório de Miami. A Odebrecht atua em dois projetos em Miami: a ampliação do aeroporto internacional da cidade e a construção de dois prédios para o Centro de Artes de Miami.

Após o seqüestro, a Odebrecht decidiu retirar os seus funcionários do Iraque. Eles foram levados para Amã, capital da Jordânia. Segundo a BBC, a empresa tinha de cinco a seis funcionários no Iraque --a Odebrecht não confirmou o número exato.

História

Fundada em 1944, a Organização Odebrecht atua nas áreas de engenharia e construção e química e petroquímica e tem participações nos setores de infra-estrutura e serviços públicos.

Apesar de ter sua sede no Brasil, o grupo atua em países da América do Sul, América do Norte, África, Ásia e Europa.

No Brasil, o grupo foi responsável por obras como o Aeroporto Internacional do Galeão, o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Usina Nuclear de Angra dos Reis, todos no Estado do Rio de Janeiro.

O grupo surgiu na Bahia. No final dos anos 60, estendeu suas atividades para as regiões Sudeste e Sul.

Na década de 90, a Odebrecht começou a atuar nos Estados Unidos e na Inglaterra, e consolidou sua presença na América Latina e na África. Com o programa brasileiro de privatizações, adquiriu o controle e se tornou gestora de empresas químicas e petroquímicas. Passou também a atuar com participações em empreendimentos, nas áreas de infra-estrutura e serviços públicos e celulose.

Em 2001, em associação com o Grupo Mariani, a Odebrecht adquiriu o controle da Copene, a central de matérias-primas do Pólo de Camaçari, na Bahia. A aquisição deu origem à Braskem, maior empresa petroquímica da América Latina.

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais
  • Veja as notas divulgadas pela Odebrecht
  • Seqüestro de brasileiro foi ação conjunta, diz Al Jazira
  • Ministro convoca assessores para discutir seqüestro

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o seqüestro do brasileiro no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página