Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2005 - 20h38

Lula fez contatos para tentar garantir vida de brasileiro sequestrado, diz assessor

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está envolvido pessoalmente nas iniciativas para "garantir a vida do cidadão brasileiro" seqüestrado no Iraque, segundo o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

De acordo com ele, o presidente está "apenado" com a situação do brasileiro, e está fazendo "contatos discretos" além de acompanhar o trabalho feito pelo Itamaraty em cooperação com a empresa Norberto Odebrecht, para qual trabalha o engenheiro João José de Vasconcellos Jr, 49.

Garcia preferiu não revelar que movimentos já teriam sido feitos pelo presidente, sob a alegação de sigilo na condução do caso.

"Sobre o assunto quanto menos se falar melhor", disse o assessor.

Segundo o Itamaraty, Lula deve ligar nesta terça-feira para lideranças políticas na região para sensibilizar esses países em relação ao seqüestro. O Itamaraty não especificou quais seriam essas lideranças.

Diplomacia

Também hoje, o Itamaraty informou que decidiu enviar o embaixador extraordinário para Oriente Médio, Affonso Celso de Ouro-Preto, para acompanhar o caso do engenheiro brasileiro Vasconcellos Jr, seqüestrado no Iraque desde a última quarta-feira (19).

Até o final de semana, o Itamaraty havia deixado a construtora Norberto Odebrecht no comando de eventuais negociações com os seqüestradores. A avaliação era que o Brasil --que foi contra a guerra no Iraque-- liderando as negociações daria um peso político desnecessário para o caso.

Leia mais
  • Itamaraty se afasta de negociações com rebeldes
  • Irmã diz esperar contato nesta segunda-feira
  • Odebrecht diz que dará todo apoio a família de brasileiro desaparecido

    Especial
  • Leia mais sobre seqüestros no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre o seqüestro do brasileiro no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página