Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2005 - 10h18

Pânico causado por incêndio mata 150 em festa religiosa na Índia

Publicidade

da Folha Online

Centenas de hindus entraram em pânico durante uma procissão religiosa na Índia ocidental nesta terça-feira após assustarem-se com um pequeno incêndio em uma loja provisória montada no local. Em pânico, e na tentativa de fugir rapidamente da área, as pessoas se pisotearam causando ao menos 150 mortes, além de muitos feridos.

Aproximadamente 300 mil pessoas participavam da festa na hora do acidente, que ocorreu próximo à vila de Wai, cerca de 250 quilômetros ao sul de Bombaim.

Sharad Jadhav, o segundo funcionário mais graduado do distrito Satara, onde o acidente aconteceu, disse que funcionários registraram cerca de 150 mortes.

As versões diferem sobre o que exatamente aconteceu. Jadhav disse que o pânico foi provocado pela superlotação, mas a polícia atribuiu o acidente a um princípio de incêndio.

"Um princípio de incêndio provocado por um curto circuito em uma loja próximo ao templo criou pânico entre os peregrinos. Alguns tentaram escapar do local, começando a situação de caos", disse K.K. Pathak, o inspetor geral da polícia na região.

A situação ficou pior quando um corredor estreito de metal ficou apinhado com peregrinos, que se acotovelavam para passar na frente uns dos outros.

Mais de 300 mil pessoas se reuniram para participar do festival hindu, disse A.D. Ingle, superintendente da polícia na área. Os hindus se aglomeravam em um templo no topo do monte da deusa Mandra Devi, nesta terça-feira. Os devotos começaram a chegar à cidade nesta segunda-feira.

Acidentes desse tipo não são raros em festividades religiosas hindus, que podem atrair milhares de fiéis. As autoridades freqüentemente são incapazes de lidar com a multidão. Em agosto, ao menos 39 hindus foram mortos quando ocorreu um outro acidente desse tipo com peregrinos em Nasik, uma cidade de 175 quilômetros a nordeste de Bombaim.

No pior acidente já visto, cerca de 800 peregrinos morreram durante um festival hindu em 1954, na cidade de Allahabad.

Com Associated Press

Leia mais
  • Polícia italiana prende 46 em operação contra a máfia
  • Kosovo registra mais de 100 acidentes de trânsito em 24 horas
  • Sete morrem e 23 estão desaparecidos após naufrágio na Tailândia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios na Índia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página