Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2005 - 20h03

Queda de avião britânico no Iraque provoca 15 mortes

Publicidade

da Folha Online

Quinze pessoas morreram neste domingo na queda de um avião militar britânico no noroeste de Bagdá. Mais cedo, o primeiro-ministro Tony Blair havia confirmado a ocorrência de mortes por conta do acidente com a aeronave de transporte Hércules, da Força Aérea do Reino Unido, mas não informou o número de vítimas --com capacidade para 92 passageiros, o aparelho trasportava norte-americanos e britânicos.

Trata-se do caso mais grave registrado neste domingo de eleições históricas no Iraque, onde mais de 30 pessoas morreram em ataques rebeldes. As autoridades ocidentais evitam fornecer detalhes sobre a queda do avião, dando margem às suspeitas de atentado.

Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido preferem destacar a "vitória retumbante" da democracia e o "golpe no coração do terrorismo global". Estima-se que cerca de 60% dos iraquianos votaram nas primeiras eleições livres em mais de 50 anos. "O país e o mundo inteiro nunca os esquecerão [mortos]", disse Blair, em um discurso gravado no qual expressou sua satisfação em relação à votação.

O comandante britânico Nigel Arnold disse à BBC que a prioridade do governo agora é avisar as famílias das vítimas. "Por enquanto eu não posso adiantar nenhum detalhe do acidente", afirmou ele.

Arnold declarou, ainda, que no "atual estágio [de investigação] acha errado especular sobre o que levou à queda do avião". "As causas serão descobertas durante o processo".

Acidente

O C-130 Hércules da Royal Air Force (RAF) caiu "a noroeste de Bagdá, às 16h40 locais (11h40 Brasília) quando se dirigia rumo à base aérea de Balad", situada cerca de 65 km a noroeste da capital, anunciou uma fonte militar em Bagdá no início da tarde.

Até o momento não há nenhuma informação a respeito das causas do incidente, que foi confirmado inicialmente pelo Ministério britânico da Defesa. O avião, um quadrimotor turboélices, costuma ser utilizado para o transporte de tropas ou de material.

Nem em Londres ou Bagdá foram dadas informações precisas sobre o motivo da presença deste avião britânico no coração do Iraque, sob controle americano.

O Lockheed C-130 Hércules é o avião de transporte militar mais famoso do mundo. Sua concepção data dos anos 50, em resposta a um pedido da Força Aérea dos Estados Unidos por um avião de transporte polivalente.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre quedas de avião no Iraque
  • Leia mais no especial Eleições no Iraque
  • Leia mais notícias no especial Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página