Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2005 - 09h46

Grupo ligado à Al Qaeda reivindica ataque contra avião britânico

Publicidade

da Folha Online

O grupo rebelde iraquiano Ansar al Islam [ligado à rede terrorista Al Qaeda] reivindicou por meio de um comunicado, divulgado na internet nesta segunda-feira, o ataque contra um avião Hércules que transportava tropas britânicas. O acidente teria causado a morte de 15 militares.

Segundo o comunicado, os "lutadores atacaram um avião Hércules C-130 da Royal Air Force (RAF) que estava em baixa altitude e foi atingido por mísseis antitanque". O Ansar al Islam luta contra as tropas da coalizão internacional liderada pelos EUA que estão no Iraque.

Nesta segunda-feira, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Jack Straw, disse não poder dizer quantos soldados morreram na queda do avião ontem. Segundo o governo britânico, cerca dez militares morreram. Mas a agência de notícias Associated Press diz que a baixa foi de 15 homens --número que, se confirmado, será a maior perda britânica em um único acidente desde o início da Guerra do Iraque, em março de 2003.

Até agora, a maior baixa registrada entre britânicos, em ação única, era de oito militares, na queda de um helicóptero no segundo dia da guerra.

Investigação

O Ministério da Defesa do Reino Unido informou que a causa da queda do avião ainda está sendo investigada. Nós não podemos confirmar nada", diz o comunicado. O ministério também não disse se o avião transportava tropas ou carga.

O capitão David Orwin, um porta-voz do Exército britânico na região de Basra (sul) --onde está concentrada a maioria das tropas do Reino Unido no Iraque--, disse que o local onde ocorreu a queda do avião era protegida por tropas britânicas e americanas.

Um alto membro do Exército dos EUA disse que o Hércules C-130, que se dirigia da capital iraquiana, Bagdá, para Balad [norte do país], caiu a 40 km a noroeste da capital , acrescentando que as ruínas da aeronave se espalharam por uma grande área. Já o Ministério da Defesa Britânico informou que o acidente aconteceu a 30 km a noroeste de Bagdá.

Esta não foi a primeira vez em que rebeldes atacam aviões perto de Balad. As ações de rebeldes do Ansar al Islam e de outros grupos são conhecidas na região do acidente, onde os EUA mantêm base militar.

Desde o início da Guerra do Iraque, o Exército britânico perdeu 76 militares.

O Hércules C-130 é o avião de transporte militar mais famoso do mundo. Sua concepção data dos anos 50, em resposta a um pedido da Força Aérea dos Estados Unidos por um avião de transporte polivalente.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Iraque prende sete estrangeiros acusados de agir contra eleições
  • Premiê iraquiano diz que eleição derrotou terroristas
  • Clérigo iraquiano pedirá a mesquitas apelo por brasileiro seqüestrado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre quedas de avião no Iraque
  • Leia mais notícias no especial Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página