Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 09h26

Gripe afeta papa e Vaticano cancela compromissos

Publicidade

da Folha Online

O Vaticano divulgou um comunicado nesta terça-feira informando que as audiências do papa João Paulo 2º, 84, foram canceladas nos próximos dias por causa de uma gripe que afeta a saúde do sumo pontífice.

No comunicado, não havia detalhes sobre as condições de saúde do papa. Mas ontem o Vaticano já havia dado informações sobre a gripe.

No último domingo (30), durante sua audiência, o papa já estava rouco e realizou suas orações com dificuldade, da janela de seu gabinete na praça de São Pedro.

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público. Ele também continua recebendo líderes internacionais --o próximo será o presidente do Parlamento europeu, o espanhol Josep Borrell, que deve encontra-se com o sumo pontífice nesta sexta-feira (4)--, além de manter suas aparições públicas para peregrinos e turistas duas vezes por semana.

A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de uma doença intestinal.

O Ministério da Saúde italiano tem dado alertas à população sobre a possibilidade do alastramento de gripe, devido ao inverno. O governo da Itália recomenda aos mais idosos que tomem injeções contra a doença, mas o Vaticano não confirmou se o papa tomou essa precaução.

O Vaticano costuma fazer anúncios curtos sobre as doenças do papa, e não dá detalhes sobre suas condições de saúde.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde de João Paulo 2º
  • Papa passa bem, mas usa máscara de oxigênio
  • Papa é levado para hospital com inflamação na via respiratória

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página