Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2005 - 22h29

Papa é levado para hospital com inflamação na via respiratória

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 84, foi hospitalizado em caráter de urgência em Roma (capital) nesta terça-feira em decorrência de uma infecção respiratória, de acordo com o Vaticano. No entanto, a Santa Sé nega que ele esteja na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e diz que ele foi internado "por precaução".

"A gripe que o Santo Padre estava sofrendo por três dias se tornou mais complicada nesta noite por uma laringo-traqueíte aguda [inflamação da laringe e da traquéia] e crises de espasmos da laringe [fechamento desordenado da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões]", disse o porta-voz do Vaticano Joaquin Navarro-Valls em comunicado.

"Por esta razão a admissão urgente dele na Policlínica Gemelli que ocorreu às 22h50 [o fuso horário é de três horas a mais na Itália] de hoje foi decidida".

Segundo o porta-voz, o papa ocupa um quarto especial do hospital, onde já foi internado anteriormente.

O papa teve de cancelar audiências desde ontem em decorrência de uma gripe. No último domingo (30), durante sua audiência, o papa já estava rouco e realizou suas orações com dificuldade, da janela de seu gabinete na praça de São Pedro.

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público.

A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de uma doença intestinal.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde de João Paulo 2º
  • Gripe afeta papa e Vaticano cancela compromissos
  • Papa passa bem, mas usa máscara de oxigênio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página