Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2005 - 17h36

Fiéis se unem e oram por melhora de saúde do papa

Publicidade

da Folha Online

A saúde do papa João Paulo 2º, 84, estabilizou-se nesta quarta-feira depois de ele ter sido internado em caráter de urgência ontem para tratar dificuldades respiratórias, mas, segundo o Vaticano, o sumo pontífice deve permanecer no hospital por "vários dias".

João Paulo 2º foi levado ao hospital Gemelli na noite desta terça-feira, apresentando problemas respiratórios causados pela complicação de uma gripe. Ele chegou às 22h50 [19h50 de Brasília], e foi colocado em um quarto especial no 10º andar do hospital, na suíte papal.

Adam Butler/AP
Fiéis acendem vela por papa na Catedral de Westminster, em Londres
Em várias partes do mundo, diversas lideranças religiosas manifestaram solidariedade pela recuperação do papa.

O presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Camillo Ruini, pediu nesta quarta-feira aos italianos que orem pela saúde do papa.

Solidariedade

O arcebispo de Paris, cardeal Jean-Marie Lustiger, disse que vai orar pelo papa durante uma missa nesta quinta-feira na catedral de Notre-Dame, em Paris.

O religioso é um judeu convertido ao catolicismo e foi enviado especial do papa para as comemorações dos 60 anos do fim do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.

Católicos se reuniram na Basílica de St. Pedro, na Cidade do Vaticano, para uma missa que o papa deveria celebrar.

Na Cidade do México (capital), a Basílica de Guadalupe permaneceu aberta durante a noite para qualquer pessoa que quisesse rezar.

João Paulo 2º, que foi o primeiro papa a visitar o México, é muito popular no país.

Melhora

Nesta manhã, sem levantar-se da cama, o papa participou da missa realizada no hospital Gemelli, em Roma. Segundo o porta-voz do papa, Joaquin Navarro-Valls, o sumo pontífice ainda sofre com "um pouco de febre". Mas exames médicos realizados na noite desta terça-feira, após o papa ser internado em caráter de urgência, apontaram que o coração e os pulmões do papa não apresentam problemas.

O ministro da Saúde italiano, Girolamo Sirchia, visitou o hospital nesta quarta-feira e disse que o papa está se recuperando. "Ele está melhorando e os médicos estão otimistas", disse Sirchia.

Na manhã desta quarta-feira, o Vaticano divulgou um comunicado dizendo que o estado geral do papa é estável, e que ele estava usando uma máscara de oxigênio para facilitar sua respiração.

O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, afirmou que o João Paulo 2º não perdeu a consciência em nenhum momento.

Inflamação

As primeiras informações sobre o estado de saúde de João Paulo 2º foram divulgadas pelo Vaticano. O comunicado afirmava que o papa sofria de uma laringo-traqueíte aguda [inflamação da laringe e da traquéia] e crises de espasmos da laringe [fechamento desordenado da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões].

O sumo pontífice teve de cancelar audiências desta semana, em decorrência de uma gripe. No último domingo (30), durante sua audiência, o papa já estava rouco e realizou suas orações com dificuldade, da janela de seu gabinete na praça de São Pedro.

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público. A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de uma doença intestinal.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre a saúde de João Paulo 2º
  • Leia mais sobre a vida de João Paulo 2º
  • Papa passa bem, mas usa máscara de oxigênio
  • Cardeal pede a italianos que orem pelo papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página