Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2005 - 15h24

Amorim inicia visita a países árabes em Ramallah

Publicidade

da Folha Online

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, iniciou nesta quinta-feira, em Ramallah, na Cisjordânia, uma viagem a países árabes com o objetivo de tentar garantir a presença destes governos na cúpula de chefes de Estado e de governo da América do Sul e de países Árabes prevista para acontecer no próximo mês de maio, em Brasília.

A viagem de Amorim, que inclui Jordânia, territórios palestinos, Síria, Arábia Saudita, Omã, Qatar, Kuait, Tunísia e Argélia, servirá ainda para aprofundar contatos políticos e econômicos com os países árabes.

Nesta quinta-feira, Amorim teve encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o premiê palestino, Ahmed Korei, e o chanceler palestino Nabil Shaath, em Ramallah (Cisjordânia). O ministro brasileiro também participou de uma cerimônia de oferenda de flores feita no local onde está o túmulo do líder palestino Iasser Arafat, que morreu em 11 de novembro último.

Nesta sexta-feira, Amorim viaja a Amã, de onde seguirá, no sábado (19), para Damasco (Síria). Lá, o ministro se reunirá com o presidente sírio, Bashar al Hassad, e terá encontro com o chanceler Farouk Al Sharaa. Na Síria, Amorim visitará também a histórica Mesquita dos Omíadas, local de culto muçulmano, que já abrigou, no passado, templo cristão.

No domingo (20), Amorim participa, na Arábia Saudita, do 6º Fórum Econômico de Jidda. No dia seguinte, presidirá a abertura do seminário "Brasil-Arábia Saudita: Oportunidades para Comércio e Investimento", em Riad, e será recebido, posteriormente, por membros do governo: o rei Fahad bin Abdul Aziz, o príncipe herdeiro Abdullah bin Abdul Aziz, e o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo, Abdul Rahman bin Hamad al Attiyah.

A partir de terça-feira (22), Amorim visita Omã, Qatar--onde anunciará oficialmente a abertura da Embaixada do Brasil--, Kuait, Tunísia e encerra a viagem na Argélia [país que passa a presidir a Liga dos Estados Árabes em março].

A visita de Amorim ao Líbano, inicialmente prevista para esta sexta-feira, foi cancelada. Nesta segunda-feira, um atentado --o pior desde o fim da guerra civil no Líbano (1991), matou o ex-primeiro-ministro Rafik al Hariri e mais 14 pessoas, além de deixar mais de cem feridos.

Com informações do Ministério das Relações Exteriores

Leia mais
  • Amorim nega que há "saída diplomática" para seqüestro de brasileiro
  • Israel prepara megaoperação de segurança para retirada
  • Parlamento de Israel aprova indenização a colonos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim
  • Leia mais notícias no especial Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página