Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2005 - 06h47

Pentágono nega que realiza vôos de espionagem sobre o Irã

Publicidade

da France Presse, em Washington

O Pentágono negou nesta terça-feira que esteja realizando missões de espionagem no espaço aéreo iraniano. O porta-voz do órgão, Larry DiRita, também disse que desconhece que outras agências americanas de inteligência estejam operando no Irã.

"Isto não está ocorrendo", disse DiRita. O funcionário destacou que não podia falar em nome do governo americano como um todo, mas garantiu que o Departamento de Defesa não realiza vôos de espionagem sobre o Irã ou tem conhecimento de que outras agências o façam.

"No Departamento de Defesa não há lugar para estas atividades e não temos conhecimento de que isto ocorra em outra dependência deste governo".

No início de fevereiro, o "Washington Post" noticiou que aviões americanos sobrevoavam o espaço aéreo iraniano desde abril de 2004 para obter informações sobre a capacidade nuclear e antiaérea de Teerã.

O ministro iraniano da Informação, Ali Younessi, confirmou na semana passada a presença de aviões espiões americanos no espaço aéreo do Irã, destacando que isto não é novidade.

Na tarde desta terça-feira, o presidente americano, George W. Bush, qualificou de "ridículas" as afirmações de que os Estados Unidos se preparam para atacar o Irã.

Leia mais
  • Papa compara legalização do aborto a apoio ao nazismo
  • Bioterror é maior ameaça do terrorismo, diz Interpol

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vôos de espionagem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página