Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2005 - 16h08

Manifestantes a favor de pais de Schiavo desafiam polícia nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Manifestantes que se opõem à morte da paciente Terri Schiavo, 41, em estado vegetativo há 15 anos, desafiaram a polícia neste domingo, bloqueando a entrada do centro médico onde está internada, no Estado da Flórida. Ela não recebe alimentação há nove dias, em decorrência de uma decisão da Justiça americana.

Os familiares chegaram a pedir que os protestantes fossem para a casa, mas centenas continuam aglomerados nas ruas. Três pessoas foram presas neste domingo ao tentarem levar água a Terri, no centro médico de Pinellas Park. Cerca de dez pessoas, em cadeiras de rodas, se colocaram à frente do hospital.

Os policiais que fazem a guarda no local limitaram-se apenas a vigiar os protestos.

Na noite deste sábado, os familiares de Terri disseram ter desistido das apelações às cortes americanas, e pediram para que as pessoas esperassem em suas casas pela morte da paciente, o que, segundo eles, "pode acontecer a qualquer momento."

Uma intensa batalha judicial se desenrolou ao longo dessa semana entre os pais de Terri --Bob e Mary Schindler-- e o marido e guardião legal da paciente, Michael Schiavo.

A família defende que Terri não está em estado vegetativo, apresentando um traço mínimo de consciência. Os pais dizem que a aplicação de um tratamento adequado poderia ajudar em sua recuperação.

Já o marido, baseado em diversos laudos médicos, afirma que o estado de Terri não poderá ser revertido. Ele também diz que ela, antes de entrar em estado vegetativo, teria reiterado várias vezes que não gostaria de ter sua vida mantida artificialmente --fato que não foi comprovado documentalmente.

Governador

Os manifestantes continuam pedindo neste domingo uma ação do governador da Flórida, Jeb Bush [irmão do presidente George W. Bush], para salvar a vida de Terri, mas ele descartou qualquer intervenção adicional no caso. Em 2003, quando a Justiça também havia determinado a retirada do tubo de alimentação da paciente, Jeb assinou uma ordem para reinserção do aparelho.

Há 15 anos, o cérebro de Terri sofreu graves danos porque seu coração parou de bater por alguns minutos --provavelmente devido a uma parada cardíaca causada por deficiência de potássio. Desde então, ela se encontra no que os médicos chamam de estado vegetativo persistente.

Durante toda a semana, os pais de Terri fizeram inúmeras apelações às cortes americanas pela manutenção da vida da filha. Todas foram negadas.

Segundo especialistas, Terri tem, no máximo, mais uma semana de vida.

Com France Presse

Leis mais
  • Médicos dão morfina a Schiavo para evitar dores
  • Veja coluna de Hélio Schwartsman sobre o caso Terri Schiavo
  • Entenda a diferença entre coma e estado vegetativo persistente

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Terri Schiavo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página