Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 13h44

Saúde do papa causa tristeza e esperança em Lourdes

Publicidade

da Folha Online

O grave estado de saúde do papa João Paulo 2º despertou sentimentos de esperança e tristeza entre os milhares de fiéis e peregrinos doentes que visitavam o santuário da Virgem de Lourdes, na cidade de Lourdes (sudoeste da França), destino da última viagem feita pelo sumo pontífice, em agosto do ano passado.

"Não perdemos o ritmo como ocorre em uma empresa que perde seu chefe ou em um país, quando perde seu presidente. Nós temos a esperança da ressurreição, sabemos que a igreja terá um novo papa dentro de algumas semanas e voltaremos a viver momentos preciosos, como nos aconteceu com João Paulo 2º", disse Jean François Monnory, secretário-geral do santuário.

A Virgem Maria apareceu para uma jovem francesa (Bernadette Soubirous) na cidade de Lourdes, em 1858. Muitos dos peregrinos que vêm a Lourdes todos os anos são enfermos, que vêm de longe.

A viagem do ano passado foi a segunda do papa a Lourdes e a oitava feita à França. O sumo pontífice é um fervoroso devoto da Virgem Maria.

Nesta semana, cerca de 15 mil pessoas já passaram pela cidade, entre elas 5.000 crianças portadoras de deficiência física, vindas do Reino Unido.

Segundo Monnory, os sinos da cidade irão tocar por vários minutos quando for anunciada a morte do papa e bandeiras brancas e amarelas (as cores da bandeira do Vaticano) serão hasteadas a meio mastro nos santuários da cidade.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Peregrinos e turistas se reúnem no Vaticano e rezam pelo papa
  • Leia íntegra do comunicado do Vaticano sobre a saúde do papa
  • Turco que tentou matar o papa reza por sua saúde

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página