Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2005 - 20h37

Vaticano convoca primeira reunião de cardeais após morte do papa

Publicidade

da Folha Online

O primeiro conclave para decidir sobre a data do funeral de João Paulo 2º será na segunda-feira (4), anunciou em comunicado o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navaro Valls.

Após o período oficial de luto que se segue à morte do papa, os cardeais irão realizar uma votação secreta na capela Sistina para escolher o sucessor do líder da Igreja Católica. Dentro da tradição do Vaticano, o processo deve começar antes de 20 dias após a morte do sumo pontífice.

"A primeira congregação geral de cardeais acontecerá na segunda-feira (4), às 10h locais [5h em Brasília], na sala Bologna do Palácio Apostólico", informou o comunicado.

A Constituição Apostólica estabelece duas classes de congregações de cardeais para a eleição do novo pontífice. Uma, geral como todo o colégio até o começo da eleição. Outra, constituída pelo camerlengo e três cardeais, um para cada ordem de cardeais eleitores, ou seja, de menos de 80 anos.

Pela tradição, as cerimônias fúnebres do papa devem durar nove dias consecutivos. O corpo do papa será enterrado entre o quarto e o sexto dia após a sua morte --exceto se houver alguma razão especial, segundo disposições definidas pelo próprio papa na Constituição Apostólica de 1996.

O conclave que vai eleger um novo papa, em que têm direito a voto os cardeais com menos de 80 anos, deverá se realizar entre 17 de abril e 22 de abril, segundo as determinações eclesiásticas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Papa João Paulo 2º morre aos 84 anos em Roma
  • Saiba tudo sobre a eleição do novo papa
  • Novo papa deve ser italiano, diz bispo da terra do padre Cícero
  • Veja frases do papa João Paulo 2º sobre diversos temas

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página