Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2005 - 16h29

Vice-presidente faz juramento e assume o governo do Equador

Publicidade

da Folha Online

O Congresso do Equador recebeu o juramento do vice-presidente Alfredo Palácio nesta quarta-feira como novo dirigente do país, horas depois de o presidente Lucio Gutiérrez ser destituído em uma votação especial.

A vice-presidente do Congresso, a socialista-cristã Cinthya Viteri, foi responsável por tomar o juramento de Palácio, que recebeu aplausos dos parlamentares.

"Terminou a ditadura", disse Palácio em referência ao governo de Gutiérrez.

Gutiérrez foi destituído hoje por "abandono de posto". Mais cedo, as Forças Armadas do Equador retiraram o apoio ao presidente. O ministro da Defesa, Nestor Herrera, leu um comunicado em que anuncia a decisão de retirar o apoio do presidente.

A crise no país se intensificou na semana passada quando Gutiérrez declarou estado de emergência por um dia na região de Quito (capital) e dissolveu a Suprema Corte alegando que juízes impopulares eram a causa de protestos nas ruas da capital.

Crise

O Equador está imerso em uma crise política e jurídica desde o dia 8 de dezembro passado, quando uma maioria governista no Congresso reestruturou a Suprema Corte de Justiça, medida essa que foi qualificada imediatamente pela oposição de ilegal e inconstitucional.

A crise se agravou quando os novos juízes da Suprema Corte anularam os processos contra os ex-presidentes equatorianos Bucaram e Gustavo Noboa e o ex-vice-presidente Alberto Dahik.

A oposição diz que a reestruturação do tribunal constitui interferência do Executivo no Poder Judiciário e acusa o presidente de buscar poderes ditatoriais. Gutiérrez se defende dizendo que as mudanças foram feitas dentro da lei.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Presidente destituído do Equador já estudou no Brasil
  • Congresso do Equador destitui o presidente
  • Novo presidente do Equador tem especialidade em cardiologia
  • Equador surgiu após colapso da Grande Colômbia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lucio Gutiérrez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página