Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 22h34

Oposição protesta após adiamento de sessão do Congresso boliviano

Publicidade

da Folha Online

Policiais bolivianos se enfrentam violentamente com manifestantes nas ruas de La Paz na noite desta terça-feira, depois que a sessão do Congresso, que deveria decidir a respeito da lei dos hidrocarbonetos e da instalação de uma Assembléia Constituinte, foi adiada por falta de quórum.

Dos 157 congressistas, apenas 61 compareceram --18 a menos que o mínimo necessário para inaugurar a sessão.

A ausência mais notada na sessão foi a do presidente do Congresso, o socialdemocrata Hormando Vaca Diez.

"Isso é uma trapaça, Vaca Diez quer ser Presidente [no lugar de Carlos Mesa], protestou o deputado socialista Manuel Morales.

Logo que foi divulgado que a sessão havia sido adiada para esta quarta-feira, devido à ausência de quase 60% dos membros do Congresso, os grupos que fazem vigília em frente ao Palácio Legislativo começaram a lançar pedras nos carros, restaurantes e comércios, destruíndo janelas.

A polícia tentou deter os manifestantes usando bombas de gás lacrimogênio. Em outras ruas da cidade, estudantes e mineradores queimavam pneus, em protesto pela suspensão.

Bloqueio

O líder da Confederação Sindical Única dos Trabalhadores Camponeses da Bolívia (CSUTCB), Román Loayza, convocou um bloqueio nacional de ruas nesta quarta-feira, em represália à suspensão da sessão.

Segundo Loayza, o bloqueio acontecerá a partir "da zero hora desta quarta-feira", a partir da principal rodovia do país, pela qual transita a maior parte da produção nacional.

O bloqueio de ruas dos camponeses se soma à onda de protestos que atingiu as ruas de La Paz nos últimos dias, principalmente em frente à sede dos poderes Executivo e Legislativo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bolívia não decretará estado de emergência, diz mi
  • Manifestantes cercam sede do governo em La Paz

    Especial
  • Enquete: a situação na Bolívia pode levar a um golpe de Estado?
  • Leia mais na especial sobre a crise na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página