Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2005 - 12h24

Israel esvazia colônia de Netzer Hazani em Gaza

Publicidade

da Folha Online

Forças de segurança israelenses completaram nesta quinta-feira a remoção de todos os moradores da colônia judaica de Netzer Hazani, localizada na faixa de Gaza, por volta das 15h (9h de Brasília), de acordo com informações publicadas no jornal israelense "Haaretz".

Mais cedo, os colonos tentaram bloquear a entrada dos soldados e das dezenas de ônibus preparados para transportá-los até a saída de Gaza. Ativistas montaram uma barricada no portão de entrada do assentamento usando arame farpado e montando uma barreira de pneus em chamas.

Alguns ativistas chegaram até mesmo a atirar pedras nos militares, mas não há informações sobre feridos.

Os colonos também atearam fogo em uma casa da região e em estufas localizadas nas cercanias da colônia.

De acordo com o "Haaretz", que cita fontes não-identificadas do alto comando do Exército israelense, todas as colônias devem ser esvaziadas até a próxima terça-feira (22), mas é possível que a ação de retirada dure ainda até domingo (27).

A ação de desocupação das 21 colônias israelenses de Gaza e de outras quatro na Cisjordânia foi iniciada na segunda-feira (15), quando soldados começaram a entregar cartas de despejo aos moradores. Desde ontem, soldados iniciaram a operação de retirada à força dos colonos que se negaram a deixar o local.

Até agora, as colônias de Bedolach, Dugit, Ganei Tal, Kerem Atzmona, Morag, Netzer Hazani, Nissanit, Peat Sadeh, e Tal Katifa, em Gaza, foram totalmente esvaziadas. Na Cisjordânia, os moradores de Ganim e Kadim já deixaram suas casas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Artigo: Retirada de Gaza, demonstração unilateral
  • Artigo: Israel deixa Gaza, mas ocupação continua

    Especial
  • Acompanhe mapa da desocupação
  • Leia cobertura completa sobre a retirada de Gaza
  • Leia o que já foi publicado sobre o plano de retirada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página