Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2005 - 16h49

Animais enfrentarão "retirada" em Gaza após saída de colonos

Publicidade

da Folha Online

Um grupo de proteção aa animais entrará nas colônias de Gaza após a retirada dos moradores para resgatar cães e gatos de estimação abandonados ou de rua, afirmou o líder do grupo nesta quinta-feira.

A retirada forçada dos colonos teve início nesta quarta-feira. Milhares de soldados retiram à força os moradores da faixa de Gaza, após 38 anos de ocupação israelense dos territórios palestinos. Cerca de metade dos 8.500 colonos deixaram a região voluntariamente.

Avi Kuzi, presidente da Sociedade para Proteger os Animais, afirmou que agentes devem entrar na faixa de Gaza logo depois que a região for declarada vazia pelo governo israelense.

Israel é conhecido pelo grande número de gatos de ruas, mas bichos de estimação também podem ter ficado perdidos ou abandonados pelos donos nas regiões esvaziadas.

Tal Levy, um dos colonos retirados da área de Gaza por soldados israelenses nesta quinta-feira, afirmou que viu muitos animais nas ruas antes de deixar a região.

"Cavalos, cachorros, gatos e até mesmo galinhas estavam vagando pelas ruas", afirmou Levy ao site israelense NRG, afiliado ao jornal "Maariv". "Não há ninguém para alimentá-los ou para cuidar deles".

Animais que forem encontrados nos assentamentos serão colocados em abrigos em Israel até que sejam achados novos lares para eles. Israel já faz uma campanha pública para que os cidadãos adotem os bichos.

Segundo Kuzi, não há estimativas do número de animais nos assentamentos, mas ele acredita que a maioria deve ser de gatos de rua. Colonos registraram oficialmente 150 cães, mas Kuzi acredita que a maior parte deixou a região junto com seus donos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Artigo: Retirada de Gaza, demonstração unilateral
  • Artigo: Israel deixa Gaza, mas ocupação continua

    Especial
  • Acompanhe mapa da desocupação
  • Leia cobertura completa sobre a retirada de Gaza
  • Leia o que já foi publicado sobre o plano de retirada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página