Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2005 - 14h08

Al Qaeda no Iraque assume autoria por atentado na Jordânia

Publicidade

da Folha Online

A Al Qaeda no Iraque assumiu nesta terça-feira a responsabilidade por um ataque contra dois navios de guerra norte-americanos, o USS Ashland e o USS Kearsarge, na sexta-feira (19), que estavam atracados na Jordânia.

Segundo o comunicado, a rede terrorista de Osama bin Laden aguardou a volta de Abu Musab al-Zarqawi --suposto mentor do ataque-- para declarar a autoria do atentado, feito com três foguetes, que matou um soldado jordaniano e deixou outro gravemente ferido.

O governo da Jordânia já informou que prendeu um suspeito e que outros três conseguiram fugir para o Iraque.

No mesmo dia do atentado, outro grupo terrorista, as Brigadas de Martyr Abdallah Azzam --vinculado à Al Qaeda--, também declarou que estava por trás do ocorrido. "Os sionistas são o nosso alvo principal", dizia o comunicado do grupo.

No dia 19, três foguetes foram lançados de um depósito próximo ao porto de Ácaba, no mar Vermelho. O local foi alugado por quatro pessoas de ascendências iraquiana e egípcia.

Um dos foguetes era direcionado ao navio USS Ashland e atingiu um depósito usado por militares jordanianos. O modelo usado no atentado, um Katyusha, é comumente adotado por extremistas palestinos e pelo grupo terrorista libanês Hizbollah.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Jordânia prende suspeito de envolvimento com ataques em Aqaba
  • Navios dos EUA são alvos de ataques em porto na Jordânia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Jordânia
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página