Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2005 - 15h43

Empresário brasileiro perde quatro lojas em Nova Orleans

Publicidade

SHIN OLIVA SUZUKI
da Folha Online

O empresário brasileiro Luciano Holthausen, 44, que mora nos Estados Unidos há dez anos, perdeu quatro lojas na cidade de Nova Orleans por causa do furacão Katrina e dos saques após a tragédia. Está desolado: "Eu não tinha seguro dos estabelecimentos".

Holthausen, que passa férias em Florianópolis (SC), disse que não consegue estimar a extensão de seu prejuízo. "Perdi tudo. Foi grande [o prejuízo], né?", diz, abatido.

Arquivo pessoal
Fachada da loja de Luciano Holthausen, destruída pelo furacão
Proveniente da cidade de Tubarão (SC), ele afirmou à Folha Online, por telefone, que iniciou a cadeia de lojas Hemline , especializada em roupas, calçados e acessórios, quando chegou à Nova Orleans. Ele vivia com a mulher e duas filhas [uma já nascida nos EUA] na cidade.

O empresário vendeu franquias da loja para as cidades norte-americanas de Kansas City e Houston.

As lojas de Nova Orleans ficavam localizadas no Quarteirão Francês e na chamada "Uptown" [também um dos principais pontos turísticos da cidade e ponto de passagem do Mardi Gras, o típico Carnaval da cidade]. Ele diz que vai pedir ajuda ao governo norte-americano para tentar recuperar o que perdeu.

"O furacão pegou todo mundo de surpresa quando chegou lá no sul da Flórida e foi diretamente para Nova Orleans", disse.

No entanto ele considera que havia possibilidades de prever a tempestade: "Todo ano há mais de dez furacões nos Estados Unidos. Nós sabíamos que estávamos propensos a isso".

Quando recebeu a notícia do agravamento da situação na cidade, a família reagiu "com muita tristeza". "Pensar em tudo destruído, saqueado... Mas vou fazer o quê?".

Sobre as perspectivas futuras, Holthausen diz: "Vou começar de novo. Estamos pensando em passar uns tempos em Kansas City onde mora um amigo meu, que é médico".

Leia mais
  • Lua-de-mel de brasileiros acaba sob marquise em Nova Orlenas
  • Petróleo vaza e atinge região de Nova Orleans

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Envie mensagens a brasileiros que vivem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página