Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2005 - 11h55

Mais de 10 mil pessoas fazem protesto contra Bush na Argentina

Publicidade

da Folha Online

Mais de 10 mil pessoas iniciaram nesta sexta-feira uma manifestação pacífica no balneário de Mar del Plata, na Argentina, contra a presença do presidente americano, George W. Bush, que está no local para participar da 4º Cúpula das Américas, que começa nesta sexta-feira e conta com a participação de outros 33 chefes de Estado.

Segundo o jornal argentino "Clarín", os manifestantes partiram em direção ao estádio José María Minella, em Mar de Plata, liderados pelo opositor boliviano Evo Morales, Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980 e Hebe de Bonafini, do movimento Avós da Praça de Maio. Às 12h (13h de Brasília), o presidente venezuelano, Hugo Chávez, deverá fazer um pronunciamento no estádio.

Marcelo Hernandez/AP
Maradona dá entrevista coletiva em Buenos Aires e faz gesto contra Bush
Na manifestação, a multidão gritava "Bush, fascista, você é o terrorista". O grupo passou por avenidas e ruas fora da zona de exclusão --uma área da cidade fechada para abrigar os representantes dos 34 países que participam do encontro. Os ativistas trouxeram consigo vários cartazes e bandeiras de países latino-americanos, entre elas a de Cuba.

De acordo com o "Clarín", entre os gritos e cartazes contra Bush, o mais chamativo era um de grandes dimensões, com as imagens dos presidentes Fidel Castro (Cuba), Chávez, Néstor Kirchner (Argentina, no centro do cartaz), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Tabaré Vázquez (Uruguai).

O ex-jogador argentino Diego Maradona não participa da manifestação por razões de segurança, apesar de ter ido a Mar del Plata. Ele deve comparecer ao discurso de Chávez.

"Trem anti-Bush"

Maradona, Morales, e mais 160 pessoas --entre elas o cineasta bósnio Emir Kusturica-- chegaram na manhã desta sexta-feira a Mar del Plata a bordo do "trem anti-Bush" ou o "trem da Alba", a Alternativa Bolivariana para as Américas, órgão criado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, para fazer frente à Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Cerca de meia hora depois de partir da estação de Constitución, por volta da 0h (1h de Brasília), o trem interrompeu a sua viagem, devido ao mau estado de conservação das vias, segundo o deputado argentino Miguel Bonasso, que viajava com o veículo. Pessoas que esperavam pela passagem do veículo ao longo da linha ferroviária chegaram a afirmar entretanto, que houve uma ameaça de bomba. Isso não foi confirmado oficialmente.

Segundo o "Clarín", ao descer do trem, que chegou às 6h30 em Mar del Plata (7h30 de Brasília) Maradona disse aos repórteres "viemos mostrar nosso repúdio a Bush".

Na estação de Mar del Plata, uma multidão de manifestantes e jornalistas esperavam pelas personalidades que viajavam no trem. Maradona foi um dos últimos a deixar o local.

Cúpula

A 4º Cúpula das Américas começa às 16h30 desta sexta-feira (17h30 de Brasília) com a cerimônia de inauguração do evento. Até as 16h55 (17h55 de Brasília) haverá alguns discursos marcando a abertura da reunião, cujo tema central é "Criar trabalho para enfrentar a pobreza e fortalecer a governabilidade democrática".

A primeira sessão plenária da cúpula acontece às 18h (19h de Brasília) sobre novas maneiras para "Criar trabalho decente". Às 21h haverá uma recepção de honra às delegações que participam da cúpula,

Neste sábado --dia de encerramento da cúpula-- os representantes dos países que participam do evento se encontram às 9h (10h de Brasília) para debater o tema "Criar trabalho para enfrentar a pobreza". A terceira sessão plenária acontece às 10h45 (11h45 de Brasília) e tem como tema "Criar trabalho para fortalecer a governabilidade democrática".

Às 12h15 (13h15 de Brasília), os representantes vão se reunir a portas fechadas para assinatura da declaração de Mar del Plata.

O evento termina às 16h30 (17h30 de Brasília) neste sábado, com uma coletiva de imprensa.

Com "Clarín"

Leia mais
  • Grupo tenta derrubar barreira em Embaixada dos EUA em Buenos Aires
  • Bush diz que anfitriões têm "tarefa difícil" ao recebê-lo na Argentina

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula das Américas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página