Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 08h13

Resultados apontam vitória do Hamas em eleições palestinas

Publicidade

da Folha Online

Resultados parciais das eleições legislativas palestinas indicam a vitória do grupo extremista palestino Hamas-- que, aparentemente, conquistou a maioria absoluta após ganhar na maior parte das seções eleitorais do pleito.

Após o anúncio, o primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, renunciou ao cargo. Mais de 70% dos palestinos compareceram às urnas.

Uma pesquisa de boca-de-urna divulgada na noite de ontem indicava que o Fatah teria conquistado 58 cadeiras do Parlamento, contra 53 do Hamas.

AP
Seguidores do Hamas comemoram resultados que apontam vitória do grupo extremista
Os resultados-- ainda não-oficiais-- apontam que o Hamas venceu em quase todos as 16 seções eleitorais na Cisjordânia e em Gaza, particularmente no distrito de Jerusalém, onde o grupo teria conquistado as quatro cadeiras reservadas a muçulmanos no Parlamento. Outras duas cadeiras são reservadas a legisladores cristãos.

O resultado oficial deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira. O Parlamento palestino é composto por 132 cadeiras. Nas eleições desta quarta-feira, 66 legisladores foram escolhidos por distrito e outros 66 por uma lista nacional.

De acordo com os resultados parciais, o Hamas obteve as nove cadeiras reservadas ao distrito de Hebron, quatro das cinco cadeiras em Ramallah e a maioria das cadeiras em Nablus, Jenin, Qalqilyah, Tulkarem e Salfit.

Na faixa de Gaza, o Hamas conquistou todas as cadeiras no norte, na Cidade de Gaza e no distrito de Dir al Balah. O grupo ficou com quatro das cinco cadeiras em Khan Yunis. A quinta cadeira ficou com Mohammed, do Fatah, que conquistou a maioria das cadeiras em Rafah.

"O Hamas conquistou mais de 70% das cadeiras na Cisjordânia e na faixa de Gaza, o que nos dá mais de 50% dos votos", afirmou o líder do grupo, Ismail Haniyah, nesta quinta-feira.

Haniyah afirmou que os números são baseados em contagens iniciais de representantes do Hamas em postos eleitorais.

Atraso

A Comissão Eleitoral Palestina informou que os resultados oficiais, que seriam divulgados às 9h (5h de Brasília) só serão conhecidos às 19h (15h de Brasília). Não houve explicação oficial para o atraso.

Tanto o Fatah quanto o Hamas reivindicaram a vitória e celebraram nas ruas. A Cidade de Gaza e a região da Cisjordânia ficaram repletas de carros que buzinavam e centenas de palestinos que festejavam a vitória.

A votação aconteceu sem incidentes nesta quarta-feira, quando 13 mil policiais foram destacados para garantir a segurança da população.

Os postos eleitorais foram fechados às 19h (15h de Brasília) e a participação da população foi de 77,7%, segundo a Comissão Eleitoral. Em Gaza, 85% dos palestinos foram às urnas, contra 74% na Cisjordânia.

Abbas

Após votar em Ramallah, nesta quarta-feira, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se disse "feliz" com as eleições. "Estamos tão felizes com a realização das eleições. Até agora, elas está correndo muito bem e esperamos que terminem sem incidentes", afirmou.

Abbas disse ainda que o governo palestino estava "pronto" para retomar as negociações de paz com Israel, mesmo que o Hamas passasse a integrar o novo Parlamento.

"Estamos prontos para negociar", disse Abbas à imprensa na Cisjordânia. "Somos parceiros dos israelenses. Eles não têm o direito de escolher seus parceiros, mas, se procuram um parceiro palestino, ele existe", acrescentou.

O governo de Israel não comentou oficialmente o resultado das eleições.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Eleições parlamentares palestinas terminam em Gaza e Cisjordânia
  • Partido governista Fatah reconhece derrota em eleições palestinas

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições palestinas
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página