Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 16h10

Institutos palestinos tentam explicar erros em boca-de-urna

Publicidade

da Folha Online

Especialistas palestinos em pesquisas de opinião pública enfrentaram uma situação delicada nesta quinta-feira ao tentar explicar os motivos de os levantamentos de intenção de voto não terem detectado a vitória do grupo extremista Hamas nas eleições legislativas.

As pesquisas de boca-de-urna divulgadas na noite de ontem (tarde de ontem no Brasil) apontaram uma vitória apertada do partido governista Fatah. A reviravolta aconteceu nesta quinta-feira, quando líderes do Hamas e do Fatah vieram a público reconhecer a vitória do movimento radical.

Os institutos de pesquisa tentam justificar a discrepância dos resultados em razão da relutância de alguns eleitores em admitir para os pesquisadores que não votariam no partido de situação.

Metade dos ocupantes das 132 cadeiras do Parlamento palestino foi escolhida por meio de uma lista nacional, enquanto a outra metade foi eleita por votos distritais.

Autoridades do comitê eleitoral informaram que o Hamas obteve uma larga maioria nas disputas distritais, enquanto a votação nacional ficou mais próxima das expectativas indicadas nas pesquisas.

O Hamas aparentemente tirou vantagem das divisões internas do Fatah, que apresentou múltiplos candidatos em vários distritos, dividindo os votos dos eleitores do partido governista, enquanto os partidários do Hamas permaneceram unidos.

Especialistas dos dois principais institutos de pesquisa palestinos, um da Universidade de Bir Zeit e outro do grupo chefiado pelo perito Khalil Shekaki, não quiseram fazer comentários nesta quinta-feira. Seus escritórios informaram que eles ainda estavam estudando os resultados da eleição.

Com Associated Press

Leia mais
  • Hamas conquista 76 das 132 cadeiras do Parlamento palestino
  • Partido governista Fatah reconhece derrota em eleições palestinas

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições palestinas
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página