Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 17h58

Conheça alguns dos principais vencedores das eleições palestinas

Publicidade

da Folha Online

A arrebatadora vitória do movimento extremista Hamas nas eleições palestinas de ontem deixou alguns nomes conhecidos fora da próxima legislatura, mas colocou outras renomadas figuras no centro das atenções no futuro parlamento.

Veja abaixo a relação de alguns vencedores e perdedores do processo eleitoral palestino:

Vencedores

- Ismail Haniyeh, membro relativamente moderado do Hamas, encabeçou a lista partidária do movimento islâmico no novo parlamento.

- Mohammed Abu Teir, segundo na lista do Hamas, promoveu uma intensa campanha na Cisjordânia, rezando em mesquitas e realizando passeatas.

- Mohammed Dahlan, ex-braço-direito de Iasser Arafat em Gaza, conseguiu resistir à onda do Hamas que varreu Gaza e obteve uma cadeira pela cidade de Khan Younis (sul).

- Salam Fayyad, como ex-funcionário do FMI (Fundo Monetário Internacional), trouxe uma imagem de maior transparência para a ANP (Autoridade Nacional Palestina), desgastada por acusações de corrupção, tendo ocupado o cargo de ministro de Finanças; conquistou uma vaga para o parlamento pela primeira vez encabeçando a lista de um pequeno partido independente.

- Marwan Barghouti, líder do Fatah mantido prisioneiro por Israel, será membro do novo parlamento, apesar de as autoridades israelenses se recusarem a libertá-lo.

Derrotados

- Jibril Rajoub, ex-chefe de segurança de Iasser Arafat na Cisjordânia, fracassou ao tentar obter uma cadeira pelo distrito de Hebron, onde o Hamas conquistou todas as vagas.

- Ahmed Korei, primeiro-ministro palestino, decidiu não disputar as eleições por considerar que seria indicado novamente premiê após uma suposta vitória do Fatah.

- Kadoura Fares, jovem liderança do Fatah próximo de Barghouti, foi derrotado em sua tentativa de reeleição.

- Samir Mashharawi, líder do Fatah no norte de Gaza, não obteve o respaldo do eleitorado com a esmagadora vitória do Hamas no distrito.

Com Associated Press

Leia mais
  • Hamas conquista 76 das 132 cadeiras do Parlamento palestino
  • Institutos palestinos tentam explicar erros em boca-de-urna
  • Bush diz que EUA não negociam com o Hamas

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições palestinas
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página