Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2006 - 16h37

Em discurso, Bush diz que Iraque enfrenta "momento decisivo"

Publicidade

da Folha Online

O presidente americano, George W. Bush, afirmou nesta sexta-feira que o Iraque enfrenta um "momento decisivo" após o ataque contra um importante santuário xiita, na última quarta-feira (22) e pediu que os iraquianos continuem "no caminho da democracia".

"Este é um momento de escolhas para o povo iraquiano", afirmou Bush, após participar de uma reunião do Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca, voltada para a questão iraquiana.

Reuters
O presidente dos EUA, George W. Bush, discursa em Washington após reunião sobre o Iraque
Segundo Bush, o governo iraquiano está tomando medidas para determinar as circunstâncias do ataque e os passos necessários para continuar o processo político na região.

O líder americano afirmou ainda que os próximos dias no Iraque serão "difíceis e exaustivos", mas que os diplomatas americanos e autoridades militares no país relatam o compromisso dos líderes religiosos e políticos com o fim do conflito.

"O Iraque permanece em uma situação grave, mas estou otimista, porque o povo iraquiano demonstrou seu desejo de democracia por meio das eleições", afirmou Bush.

Segundo ele, o processo de formação de um novo governo iraquiano "requer paciência" e "difíceis negociações políticas" estão por vir.

Democracia

Em relação ao conflito no Oriente Médio, Bush afirmou que o grupo extremista palestino Hamas deve assumir uma postura mais moderada após assumir a liderança do Parlamento palestino.

Segundo Bush, os US$ 75 milhões requisitados para promover a democracia no Irã devem ajudar o mundo a instituir uma "sociedade livre" no país e uma nova era na relação entre os Estados Unidos e o Irã.

"Estamos comprometidos com um histórico objetivo a longo prazo", afirmou o presidente americano. "Para assegurar a paz no mundo, buscamos o fim da tirania. Longe de ser um sonho inalcançável, o avanço da liberdade é o grande acontecimento de nosso tempo", disse Bush.

O líder dos EUA citou como exemplo as eleições bem-sucedidas no Iraque e no Afeganistão, mas lembrou a "incerteza que geralmente segue as mudanças democráticas".

"Eleições livres são positivas, mas a história nos ensina que o caminho para um sociedade democrática é longo e nem sempre fácil", disse Bush.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Violência após conflito religioso deixa 130 mortos no Iraque
  • Explosão destrói cúpula de santuário xiita no Iraque

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página