Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2006 - 15h34

Ataque contra mesquita mata quatro e fere 16 no Iraque

Publicidade

da Efe, em Bagdá
da Folha Online

Ao menos quatro pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas nesta segunda-feira em duas explosões registradas perto de uma mesquita sunita situada no sudeste de Bagdá, informaram fontes policiais.

De acordo com o oficial de polícia Saad Khatab, as duas bombas explodiram às 18h15 (12h15 de Brasília), na mesquita Dat al Natakein, localizada no bairro Gedida, em Bagdá.

"As bombas explodiram perto da entrada da mesquita, no momento em que dezenas de fiéis entravam no lugar para fazer a reza noturna", disse Khatab, acrescentando que os mortos e os feridos foram transferidos a hospitais.

O atentado foi cometido apesar das extremas medidas de segurança impostas pelas autoridades iraquianas em Bagdá, após a violência sectária iniciada na quarta-feira (22) pela destruição da cúpula de um importante santuário xiita da localidade de Samarra, ao norte da capital.

O santuário Al Askari é um dos quatro maiores e mais importantes para os xiitas iraquianos, e tem significado especial porque dois dos 12 imãs reverenciados como figuras predominantes para os xiitas estão enterrados no local: Ali al Hadi, que morreu em 868 d.C., e seu filho e 11º imã, Hassan al Askari.

Toque de recolher

Nesta segunda-feira, autoridades iraquianas suspenderam o toque de recolher que estava em vigor em Bagdá devido à onda violência sectária ocasionada pelo ataque a uma mesquita xiita em Samarra.

Decretada na sexta-feira, a medida visava conter os ataques que, segundo autoridades, já causaram mais de 200 mortes em quatro dias.

Restrições do tráfego foram adotadas nas Províncias de Diyala, Babil e Salahuddin --onde fica localizada a mesquita

Ontem, ao menos 30 pessoas morreram no país --entre elas, cinco civis que foram vítimas de uma explosão em um ponto de ônibus, três soldados americanos, e adolescentes que foram atingidos por tiros durante um jogo de futebol. No entanto, o número de vítimas foi bem menor que nos três dias anteriores.

Leia mais
  • Iraque suspende toque de recolher, mas tensão continua
  • Explosão destrói cúpula de santuário xiita no Iraque

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página