Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2006 - 10h56

Olmert dá esclarecimentos a Annan sobre ataque a prisão de Jericó

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, esclareceu nesta quarta-feira o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, as circunstâncias da tomada da prisão de Jericó ontem e a situação no Oriente Médio.

"Olmert disse a Annan que, depois que britânicos e americanos decidiram deixar a prisão de Jericó devido às contínuas violações dos acordos pelos palestinos, Israel teve a obrigação de entrar nela e prender os assassinos do ministro Rehabam Zeevi", diz um comunicado enviado à imprensa pelo escritório do governo israelense.

O documento acrescenta que Annan afirmou que, "uma vez que a operação terminou, se sente mais tranqüilo", porque temia que houvesse uma escalada da tensão na região.

O secretário-geral da ONU disse continuar comprometido com as três condições que Israel e a comunidade internacional exigem do grupo islâmico Hamas: o reconhecimento de Israel, a renúncia ao terrorismo e o compromisso de respeitar os acordos palestino-israelenses já alcançados.

Líbano

Além disso, Annan disse que está trabalhando ao lado do governo libanês para apaziguar a situação na fronteira com Israel, a fim de que Líbano pressione o Hamas.

Os órgãos de segurança israelenses aumentaram o estado de alerta no fronteira norte com o Líbano, por temer que o Hizbollah lance ataques ou tente seqüestrar soldados, em uma tentativa de aumentar a tensão na zona e influir nas eleições israelenses de 28 de março.

Olmert e Annan também analisaram a situação criada pela recusa do Irã em interromper suas atividades nucleares, e concordaram que o Conselho de Segurança da ONU emita um comunicado agressivo e inequívoco, a fim de forçar que as pressões diplomáticas prossigam nesta área.

Leia mais
  • Israel interroga presos de Jericó para levá-los a julgamento
  • Israel eleva nível de alerta após invasão de prisão em Jericó
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ações israelenses
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página