Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2006 - 22h47

Casa Branca pede "calma e moderação" no Oriente Médio

Publicidade

da France Presse, em Washington

A Casa Branca pediu nesta quarta-feira "calma e moderação" a todas as partes envolvidas na crise do Oriente Médio e manifestou seu apoio à criação de um Estado palestino em paz com Israel.

"Permaneceremos em contato com as partes, pedindo calma e moderação", declarou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, à imprensa.

O presidente americano, George W. Bush, "está firmemente engajado em sua visão de dois Estados, palestino e israelense, convivendo em paz e segurança. Vamos continuar a trabalhar com todos aqueles que são parceiros da paz para chegar lá".

As forças de segurança israelenses e palestinas se colocaram em estado de alerta nesta quarta-feira, depois da operação israelense realizada ontem contra a prisão palestina de Jericó para capturar ativistas, o que provocou uma onda de fúria na Cisjordânia e na faixa de Gaza.

Além disso, um palestino foi morto nesta quarta-feira à noite por tiros de guardas de fronteira israelenses em Kharbatta, um povoado palestino a oeste de Ramallah, perto do polêmico muro que está sendo construído por Israel na Cisjordânia.

Mais uma vez, McClellan pediu ao movimento Hamas, vencedor das eleições palestinas, que renuncie à violência, reconheça Israel e se desarme.

"Eles têm a chance de ser um parceiro da paz", afirmou, acrescentando que "o presidente procura parceiros da paz que queiram trabalhar na direção de uma visão de dois Estados".

Leia mais
  • Israel interroga presos levados de prisão palestina
  • Após invadir prisão, Israel teme ações terroristas
  • Para esquerda israelense, ação em Jericó foi "eleitoreira"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições israelenses
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página