Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2006 - 19h06

Israel ataca faixa de Gaza após atentado que matou 9 em Tel Aviv

Publicidade

da France Presse, em Gaza
da Folha Online

O Exército israelense realizou nesta segunda-feira à noite um ataque aéreo contra o oeste de Gaza, após o atentado suicida palestino de Tel Aviv, informaram testemunhas e uma fonte de segurança palestina.

Um helicóptero israelense lançou vários mísseis contra uma metalúrgica no bairro de Zeitun, de acordo com as mesmas fontes, segundo as quais não houve vítimas, apenas danos materiais significativos.

O Exército israelense já bombardeou esta indústria várias vezes por suspeitar da confecção de foguetes artesanais lançados por grupos armados palestinos contra o Estado hebreu.

O ataque acontece após um atentado suicida em Tel Aviv, reivindicado pelos grupos extremistas Jihad Islâmico e Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, ligado ao Fatah. Ao menos nove pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na ação terrorista.

Foi o atentado mais sangrento em Israel desde 31 de agosto de 2004, em Beersheva (sul), quando o movimento islâmico Hamas lançou um ataque que deixou 16 mortos.

Em Beit Lahyia, norte da faixa de Gaza, um adolescente palestino de 17 anos morreu nesta segunda-feira em razão de ferimentos provocados por ataques da artilharia israelense .

Uma fonte médica informou que outros dois palestinos também foram feridos em Rafah, na passagem entre a faixa de Gaza e o Egito, por disparos a partir de lanchas da Marinha israelense que circulavam pela costa.

Nos últimos dias, o Exército israelense lançou mais de 1.400 projéteis de artilharia contra o norte de Gaza em resposta ao lançamento de mísseis Qassam, de fabricação caseira, pelos extremistas palestinos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Mortos em ataque suicida sobem para nove em Tel Aviv
  • Olmert promete resposta a ataque terrorista palestino em Tel Aviv

    Especial
  • Veja galeria de imagens do atentado cometido em Tel Aviv
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões em Tel Aviv
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página