Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2006 - 11h04

Iraque elege sunita para presidência do Parlamento

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O sunita Mahmoud al Mashadani foi eleito neste sábado presidente do Parlamento iraquiano por 159 dos 266 parlamentares presentes na sessão. Este é o primeiro Parlamento permanente da era pós-Saddam Hussein.

Al Mashadani, membro da Frente do Consenso Iraquiano (FCI), terceira força política do país, foi o único candidato que se apresentou à votação secreta, depois que Saleh al Mutlak, presidente da também sunita Frente Iraquiana para o Diálogo Nacional (FIDN) --e quinta força parlamentar-- renunciou à disputa pelo cargo.

O novo presidente do Parlamento nasceu no bairro xiita de Kazimiya, no norte de Bagdá, e é médico. Após sua graduação na faculdade de medicina na Universidade de Bagdá, ingressou em 1972 no Exército iraquiano, onde chegou ao cargo de tenente.

No entanto, em 1980, foi expulso das Forças Armadas por sua oposição à guerra entre Irã e Iraque, que começou em 1980. Por este motivo, foi condenado a dois anos de prisão, dos quais cumpriu apenas um ano e meio, devido a seu bom comportamento.

Na sessão deste sábado, à qual assistiram 266 dos 275 deputados que constituem o Parlamento, espera-se que sejam escolhidos também o presidente e o primeiro-ministro, assim como seus vice-presidentes.

Leia mais
  • Iraque escolhe primeiro-ministro de futuro novo governo
  • Indicação de xiita para premiê é "marco importante" para o Iraque, diz Rice

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo iraquiano
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página